quarta-feira, 31 de março de 2010

WILSON MARTINS ASSUME GOVERNO DO ESTADO


     O vice governador do Estado do Piauí, médico Wilson Martins, assumirá amanhã (1/4/2010) a chefia do Poder Executivo do Estado, em substituição ao governador Wellington Dias, que concorrerar a uma cadeira do Senado Federal.
     Afirmamos aqui várias vezes que Wilson Martins substituiria o governador Wellington e que este seria candidato ao Senado da República.
     Informamos, também, que Wilson seria candidato ao governo do estado, mesmo assumindo o Poder Executivo. E jamais negou esse interesse à opinião pública. Foi sempre afirmativo quanto a isso. Jamais enganou o governador.
     Após assumir o governo do estado na Assembléia legislativa, segue para o Palácio do Karnak, onde acontecerá a transmissão do cargo.

Blocões na Sucessão

     Não apenas o blocão dos governistas está sendo formado às eleições de 2010. Os oposicionistas também têm o seu; composto de nomes famosos da política tradicional do Estado. No situacionismo, liderado pelo governador Wellington Dias, estão 12 partidos na base aliada, sem nenhum político tradicional, integrando-o basicamente líderes mais jovens. Enquanto no oposicionismo, sob a liderança do prefeito Silvio Mendes, que se afastou do cargo, para concorrer ao governo, estão os políticos mais tradicionais.
Compõem a base governista, além de Wellington, que lidera o evento, Wilson Martins, Átila Lira, deputado Temístocles Sampaio, Antonio José Medeiros, Marcelo Castro, Warton Santos, Kleber Eulálio, Assis Carvalho, Temístocles Filho, João Vicente Claudino, Paes Landin...
     Já a oposição, com o prefeito Silvio Mendes (PSDB), protagonizando o processo, está emoldurada pelos senadores Heráclito Fortes (DEM) e Mão Santa (PSC), e os ex-governadores Freitas Neto, Felipe Mendes, Hugo Napoleão, deputado Ciro Nogueira Filho (PP), Luciano Nunes, com destaque para os três ex-governadores e um vice. Devem integrá-la também os ex-governadores Lucídio Portela e Raimundo Bona Medeiros(DEM).
     O Senador João Vicente (PTB) deblatera que não deixará a base de Wellington e que votará em Dilma Rousseff. E agora assumirá a prefeitura de Teresina, o maior colégio eleitoral do estado. Tem poder política, como senador da República, e poder econômico. Porque João Claudino representa o maior grupo empresarial do Piauí. Se forem humildes, juntamente com a poderosa família, comandarão os destinos do Piauí brevemente.
     Alardeia-se que os blocões políticos nunca ganharam eleições no estado. E agora? Os blocões do governo e da oposição estão na rua, e se engalfinharão nessa batalha política, com a oposição querendo desbancar os 12 partidos que apoiam Wellington (PT), com 8 anos no governo estadual. Não será fácil. Especialmente quando Wilson Martins (PSB) assume a chefia do Poder Executivo Estadual, após a sucessão de erros e hesitações do governador Wellington. Mas, ainda aposto na forte mobilização e capacidade de conciliação do vice Wilson Martins. Ainda é o melhor candidato entre todos os postulantes. Deverá vencer o embate.
     O prefeito Silvio Mendes(PSDB), finalmente deixará o cargo, após também muita hesitação, assim como Wellington, o que transparece em ambos uma grande falta de confiança e segurança em seus atos e decisões políticos e administrativos, gerando no eleitorado muita desconfiança do que realmente desejam fazer. Porém, como a (re)reflexão é uma característica do homem, único ser que pensa e raciocina, torna-se isso coisa natural. O eleitorado, entretanto, percebe essa onda comportamental de irreflexão e deverá fazer o seu justo juízo de valor.
     Contudo, em todo esse embate, sobressaíram-se a determinação, a ousadia e o desprendimento transparente e afirmativo do vice-governador Wilson Martins, que não pedera a paciência, em todo o processo, e a vontade de ser governador do Piauí, não se desgrudando de Wellington.
     Portanto, assumindo a chefia do Poder Executivo, o vice Wilson Martins, com Wellington concorrendo ao Senado Federal, por orientação do presidente Lula, o blocão governista será vitorioso. Mesmo que haja uma eventual dissidência do senador João Vicente Claudino para apoiar Silvio. O enfrentamento não será fácil, é dificílimo, quando 5 ex-governadores se juntam para derrubar o PT e os seus aliados de poder. Inclusive o PMDB, que deverá indicar o vice-governador na chapa governista. Então, dois blocões estarão em campos opostos em outubro.

Onze magistrados punidos


     Com a aposentadoria compulsória do desembargador José Jurandir de Lima, ex-presidente do Tribunal de Justiça do estado, completou-se o “time” de 11 magistrados de Mato Grosso que receberam punição máxima do Conselho Nacional de Justiça, em 2010. Mas na opinião do desembargador e conselheiro Milton Nobre. – “esse número em nada diminui o Tribunal de Justiça de Mato Grosso, que deve se orgulhar de ter um dos melhores magistrados do país, que é o ministro Gilmar Mendes, presidente do próprio Conselho Nacional de Justiça. (Fórum Intimo, DP, 29.3.2010, p.5. Geral).
     O Conselho Nacional de Justiça – CNJ e o Conselho Nacional dos Promotores de Justiça – CNPJ – foram as mais importantes instituições criadas no Judiciário Brasileiro.

Padre e ex-coroinha são denunciados

     Em Arapiraca, município de Alagoas, o monsenhor Luiz Barbosa, 82 anos, é denunciado por fazer sexo com o, ex-coroinho. Fabiano Ferreira; o assunto já está na justiça. Há também, indícios de chantagem.

Crise financeira mundial

     O ano de 2010 começou com a volta da volatilidade aos mercados, em função das dificuldades de saída da crise financeira internacional. As conseqüências da maior crise financeira dos últimos 80 anos começaram a aparecer agora sob a forma de elevados déficits e dívidas em países centrais, e o aumento do risco soberano de países periféricos, (Boletim Estilo Banco do Brasil, fevereiro, 2010, Ano 4, nº 34)

terça-feira, 30 de março de 2010

Últimas sobre a sucessão

     Governador Wellington deixa o cargo para concorrer ao Senado Federal. Wilson Martins assumirá o governo e também será candidato. O senador João Vicente (PTB), até o presente, está resolvido a concorrer ao governo, abrindo dissidência na base governista. Assim, haverão 3 candidatos ao governo do estado.
     Não creio que o senador João Vicente permaneça candidato. Os fortes interesses financeiros no estado suplantará os seus desejos.
     Determinado postulante ao governo do estado teria R$ 300 milhões para gastar na campanha. É o último boato da rua.

Editorial da Folha de São Paulo elogia Gilmar Mendes

     O presidente do STF – Supremo Tribunal Federal - , Gilmar Mendes, é destaque no editorial da folha de São Paulo de 273.2010. defender intransigente dos direitos individuais, ministro ficará como um dos polêmicos e ativos presidentes do STF.
nbsp;nbsp;nbsp;nbsp;nbsp;Mendes defende o mesmo principio quando comandou os chamados mutirões carcerários, em 20 estados, que colocaram em liberdade cerca de 20 mil pessoas indevidamente encarcerados.
nbsp;nbsp;nbsp;nbsp;nbsp;O Conselho Nacional de justiça, dirigido pelo presidente do STF, ganhou a legitimidade e os recursos necessários para cumprir sua missão de aumentar a transparência administrativa dos tribunais e elevar a eficiência do trabalho dos juízes – destaca ainda a falha.
nbsp;nbsp;nbsp;nbsp;nbsp;Gilmar Mendes deixa saudades. Não se submetera aos relatórios da PF.

Brasil é o 6º maior investidor

     O Brasil é o 6º maior investidor na área de energia renovável. Mais de 60% dos recursos destinados a energia limpa no país foram para a produção de álcool; no ranking global, China tira Estados Unidos da Liderança.
     Maiores investidores em energias renováveis em 2009: - China, Estados Unidos, Reino Unido, União Européia, Espanha, Brasil e Alemanha. China investiu 34,6 bilhões de dólares e o Brasil 7,4 bilhões de dólares.

Prefeita de Timon, Socorro Waquim, Viaja para Brasília

     Para tratar nos ministérios em Brasília dos projetos de infraestrutura física para Timon, a prefeita Socorro Waquim, viajou na 2ª feira àquela capital. Vários projetos estão na pauta da gestora pública municipal, mas a sua maior preocupação, é a inclusão do asfalto da BR 226, que liga Timon a Presidente Dutra, no PAC – 2.

Thales Waquim prestigia solenidade


Thales Waquim fez belíssima reflexão sobre a importância dos cursos de gestão pública

Servidores felizes com as capacitações


O contentamento de Diógenes Meireles, servidor municipal e Celson Brito, durante solenidade do Curso de Gestão Pública.

Servidores atentos aos discursos


Prof. Magno Pires, Secretário de Administração, discursa no auditório completamente lotado

DE SECRETÁRIO PARA PRESIDENTE


João Rodrigues Bezerra Sobrinho, Presidente do IPMT e Prof. Magno Pires, idealizador do Curso de Gestão Pública, na solenidade de formatura

Advogado Magno Pires motiva servidores


Dr. Luis Cláudio Lima Macedo,Presidente do SAAE e Bernada Ferreira Silva, recebendo certificação

Entrega de Certificados Emociona Servidores


Prof.Sétimo Waquim entrega certificado a servidora municipal

Alunos foram diplomados na 3ª turma


Secretário de Articulação política, José Wilson Machado e José Ferreira Martins, servidor municipal formado em gestão pública

     Os alunos do 3º curso de gestão pública, patrocinado pela Secretária de Administração e Recursos Humanos de Timon, num total de 80, foram diplomados às 19 horas, segunda-feira, no centro de Treinamento Prof. Wall Ferraz.
     O Deputado Sétimo Waquim esteve presente.

Agradeço aos internautas

     O nosso blog, apenas com 6 meses e 8 dias de criado, portanto com 186 dias, recebeu 24.864 acessos. Tem contador de entradas, o que dar credibilidade ao Blog. Magno Pires.

Décimo quarto salário cortado

     Na Grécia, por exemplo, o governo socialista, num arroubo de coragem, anunciou o corte do décimo quarto salário dos funcionários públicos. Foi uma tragédia grega em matéria de protestos. É a crise que atormenta aquele país. O Brasil, ainda não cortou o 13º mês, mas poderá fazê-lo no futuro.

Pesquisa DATAFOLHA: Serra 36%; Dilma 27%


     Serra volta a crescer e está com 36%. E Dilma Rousseff tem 27%. A diferença pró Serra é de 9% pontos percentuais.
     A pesquisa DATAFOLHA ouviu 4.158 eleitores em todas as regiões do país.
     O peessedebista voltou ao seu patamar de dezembro, quando tinha 37%. Já a petista não apresentou crescimento pela primeira vez, segundo o Jornal “Folha de São Paulo” de 27/3/2010.
     Os presidenciáveis Ciro Gomes (PSB) e Marina Silva (PV) estão, respectivamente, com 11% e 8%.
     Com esses índices, Wellington reexaminará candidatura ao senador.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Comentários em rodas políticas do senado

     O poder empresarial do Grupo Claudino é, sobretudo, fantástico. Parece uma centopéia (com várias pernas), com abrangência em vários estados, especialmente Piauí, Paraíba e Pará. Todos, numa roda, pensavam que o poder se estendia pelo Maranhão. E não no Pará . Entretanto, alguém ressalvou: no Maranhão quem manda é a Roseana. E ela vota em Dilma.
     Dir-se-ia, ainda sobre o assunto, que o presidente Lula tem grande interesse nesses estados; por isso, defende a candidatura de JVC no Piauí, por conta da Paraíba e Pará, onde “seu João exerce forte poder econômico e ajudará Dilma.
     Evidente que a posição do empresário João Claudino está correta para alguns e/ou muitos. Porém, não deve estranhar e criticar os que defendem Wilson; tampouco a decisão do vice querer ser governador do seu estado. Ambos agem legitimamente em defesa dos interesses.

JVC vetou também Wilson

     O senador João Vicente vetou o vice governador Wilson Martins. Mas, indiretamente, também vetou o governador Wellington para senador da República à medida que quer ver Wilson distante do Palácio de Karnak. O governador, com emoção e pressa, que aniquilam o verso, deixou-se vencer pelos argumentos do senador João Vicente.

Wilson Brandão para vice


     O deputado Wilson Brandão Filho (PSB – PI), presidente do PSB, está sendo cogitado para ser o vice numa nova composição da base governista, como indicação do vice Wilson Martins. Estão submetendo esta proposta para análise de Wilson.
     Mas, veja o perigo, o candidato a governador seria João Vicente, Wellington se afastaria para postular o senado, e Wilson assumiria o governo por 10 meses.
     O problema da sucessão do Piauí é que o senador JVC deve ser governador em qualquer circunstancia. Estão esquecendo o que, todos sabem, o povo gosta de dinheiro, contudo poderá votar noutro candidato.

Wellington poderá rever posição

     O governador Wellington pediu (depois voltou a desconsiderar) a um emissário para negociar com os partidos da base e os deputados a sua decisão de permanecer no cargo. Estaria disposto a reexaminar a atitude precipitada. Aliás, governador, é a mais justa ponderação que fará na sua longa e bela carreira política. Reconsiderar decisões e pontos de vista fazem parte da democracia e dos nossos sentimentos. E por quê não!...

Democratas não indicará vice de Serra

     Líderes do Democratas não indicarão o vice do presidenciável tucano José Serra. Parece ser algum efeito da cassação do ex-governador Arruda, que está preso na superintendência da Polícia Federal de Brasília. Arruda era o único governador do Democratas.
     Prestigioso líder do partido afirmou que o senador Mão santa (PSC – PI) não é cogitado para vice de Serra. Mas ressalvou ser a escolha uma prerrogativa de Serra, que deverá fazer aliança com outras agremiações políticas.

Senado Vai modificar emenda do pré-sal

     A emenda 387, que distribui os royalties do pré-sal, será modificada pelo senado. Os senadores não aceitam o projeto como foi aprovado pela Câmara dos Deputados. Tam pouco o regime de urgência de 45 dias, para aprovação final da matéria, como quer o Palácio do Planalto.
     Prefeitos e vereadores devem passar mensagens para os senadores porque a alteração reduz fortemente os dividendos para estados e municípios não produtores. E beneficia, aliás, volta a destinar grande soma dos lucros para os estados produtores, especialmente Rio de Janeiro e Espírito Santo.
     Se atender os interesses do Rio e Espiro Santo, o governo deixará de aprovar um projeto que fará a distribuição de renda no país, como em nenhum momento da história econômica do Brasil.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Vantagens do pré-sal para o Piauí.

     A emenda 387 do pré-sal, conforme levantamento da CNM – Confederação Nacional dos Municípios, dará um ganho adicional para o Piauí da ordem de R$ 138.890.138,91.
     Compreendo, portanto, que além da forte pressão do governador, dos senadores, dos deputados, da FIEPI, CDL, associações, sindicatos, das ONGs, os prefeitos e vereadores deverão passar individualmente um telegrama ou fax, e-mail, para o presidente Lula e a presidenciável Dilma Rousseff, dizendo que quer a aprovação da emenda de conformidade como foi aprovada na Câmara Federal, resguardando os percentuais alí assegurados.

Estrada Marcos Parente/Jerumenha

     Todo o revestimento primário dessa estrada está praticamente concluído, faltando, apenas, colocar o asfalto e construir uma ponte.
     Mas, o inusitado, foi não concluir o trecho entre Marcos Parente e Antônio Almeida; iniciar os serviços do percurso Marcos Parente/Jerumenha. E o pior: asfaltar Marcos Parente para Landri Sales. Deixando 19 quilômetros completamente intrafegável de Marcos Parente a Antônio Almeida, quando este trecho é mais essencial que o que demanda Landri Sales.
     É bom o DER aplicar essa decisão!

Estrada Marcos Parente / Antônio Almeida

     As cabeceiras da estrada que liga Marcos Parentes a Antônio Almeida estão asfaltadas, mas o asfalto já está com problemas em vários trechos porque o revestimento é ruim, embora recentemente construída. O asfaltamento da Serra de Antônio Almeida já apresenta vários sinais de esgarçamento, com fissuras, aflorando a piçarra. Denunciando que o serviço foi mal feito, sem os procedimentos técnicos.
     Mas além de pedir a atenção do governo do estado para o fato acima, agora quero denunciar que há apenas 19 km dessa estrada esta completamente intrafegável, embora trafeguem por ela inúmeras carretas, transportando grão dos cerrados piauienses.
     Passaram-se os oito anos do governo Mão Santa, estão sendo concluídos os oito anos do governo Wellington, e essa estrada não é concluída, mesmo vital ao transporte de grãos e ao desenvolvimento dos cerrados, a região que mais produz no Piauí. Aliás, desde os governos de Freitas Neto e Hugo Napoleão que essas estradas e as populações dessas regiões clamam por infraestrutura física e social.
     Governador Wellington Dias: como Vossa excelência ficará(?) no governo até 31.12.2010, conclua essa estrada.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Após decisão de “ficar” Wilson e Wellington viajaram


     O governador Wellington e Wilson Martins, após a decisão de Wellington, permanecer no cargo, viajaram para a região de Oeiras, demonstrando ambos maturidade política; e sem os arroubos de JVC, que se melindrou, porque mão foi ungido.

Sílvio Mendes será candidato?


     Ainda não anunciou a sua intenção de renunciar à prefeitura de Teresina e concorrer ao governo do estado. Desmente todas as intenções nesse sentido. Parece aguardar uma posição de Serra, que agora saiu, e de Wellington Dias, “que não será mais candidato ao senado e permanecerá no cargo”. Contudo, mesmo assim, prefere esperar pelo 2 de abril, prazo final das desincompatibilizações para decidir o seu destino. Aguarde, segundo comentários, pelo PMDB e o PTB do Senador João Vicente. O prefeito Sílvio Mendes só não terá dificuldades com os vereadores da capital porque a maioria quer que renuncie, conforme informação de assessores dos vereadores na câmara municipal.

Finalmente Serra é candidato


     O governador do estado de São Paulo, José Serra, finalmente anunciou que será candidato à presidência da República. Após alguns meses de suspense, Serra sai da toca e enfrentará a petista Dilma. As pesquisas de opiniões públicas favorecem o postulante Serra, mas a diferença entre os dois está pequena, podendo ser considerado como empate técnico. Serra tem apenas 5% percentuais à frente da petista. Será muito difícil à oposição vencer o pleito de outubro porque a petista vem crescendo muito, denotando a transferência de votos de Lula para Dilma. Além disso, o Bolsa-Família, criado no governo tucano. E deverá ser decisivo para Dilma.

terça-feira, 23 de março de 2010

Governador Wellington Dias!...

     Permanecer no cargo de chefe do Poder Executivo e, como conseqüência, não concorrer ao Senado da República, não foi a decisão mais acertada. Evidente que foi uma posição refletida, como evidenciou ao lado da esposa na entrevista coletiva, após ouvi todas as lideranças partidárias; porém, incoerente, talvez contraditória, relativamente à sua bela trajetória política, sempre corroada de pleno êxito, em todas as eleições que concorrera. A atitude não foi boa para Vossa Excelência, para o Piauí e para o PT, qualquer que seja a justificativa. O Piauí e o Brasil não podem prescindir de um senador com a sua experiência política e administrativa, especialmente esta, adquirida pelo período de 7 anos como governador de todos os piauienses. Ademais o senado é o destino democrático de todos os governadores. Mas, o senhor, quis enfocar e/ou focar essa questão gerencial política histórica para um norte que não convence a ninguém. Pois, permite ao analista antever nas entrelinhas, que haverá uma reflexão, com reexame, refluindo-o da decisão tomada e reconsiderando a candidatura ao senado. Quis, entretanto, diante das fortes pressões políticas naturais dos pré-candidatos ao governo, numa coligação pluripartidária, e com conotações ideológicas difusas e/ou diversas, tangenciar a difícil questão sucessória, para reflexão posterior, sem a incrível emoção que atordoa os fatos postos. E impede a maturidade equitativa e justa de um posicionamento que, de forma alguma, e em qualquer circunstância de tempo e espaço, por mais correto que seja o agente (Vossa Excelência), jamais contemplará a todos os concorrentes. Algum se abespinhará e poderá tomar outro caminho, bandeando-se para a oposição. Um ou outro, melhor dizendo, se julgará prejudicado, porque é humano e impossivelmente político, numa questão como essa, atender a todos desejos dos postulantes. Nem os ingênuos acreditam. E daí a necessidade do líder pragmático, decidido, afirmativo e até impositivo. Faltaram, senhor governador, desculpe-me a sinceridade, essas condições. Porque, educação, paciência e moderação política têm também limites nos difíceis meandros de uma decisão como a que deveria tomar, pertinentemente à escolha do candidato da coligação ao governo do Estado.
     Agora, com essa (ir)reflexão, tudo será mais difícil. Pois, 1)Escolhido o senador João Vicente Claudino (PTB), o mais rejeitado, e que causou todo esse retrocesso na sucessão, ainda que legitimamente, porque também é postulante, terá se submetido ao fantástico poderio empresarial do grupo Claudino. E aí sairá meculado; 2)Optando por Antônio José Medeiros (PT), todos dirão que refletiu para ajudar sua agremiação política, embora ruim nas pesquisas e com alto índice de rejeição; 3) Recaindo a opção em Marcelo Castro (PMDB) e Antônio Neto (PT), mesmo que permaneça no cargo de governador, não conseguirá elegê-los, porque estão fragérrimos nas pesquisas, embora Marcelo tenha grande potencial de crescimento; 4) O vice Wilson, que analiso por último, intencionalmente, mesmo depois desse vendaval/tragédia provocada pelo poder econômico do senador João Vicente, jamais por sua capacidade de liderança, permaneçe o melhor candidato do situacionismo; justamente por ser o líder político mais próximo de Vossa Excelência; coordenador do PAC; mobilizou e negociou com a maioria das lideranças da base dos partidos e dos deputados; substituiu Vossa Excelência inúmeras vezes, tendo sido honesto, correto e leal no exercício do cargo relativamente às ações preferenciais do titular; conhece mais que todos, os meandros da administração estadual. Negociou com o PT, PC d B, PDT e o PMDB, conseguindo o apoio integral do PT, do PDT e de parte do PC do B (dep. Osmar Jr.) e do PMDB. Neste partido, apenas Mauro Tapety não apóia Wilson Martins (PSB) devido questiúnculas provincianas históricas restritas a Oeiras. E até porque o ex-deputado Juarez Tapaty parece ter preferência pelo empresário João Claudino. No PC do B, embora um partido comunista, o deputado Robert Rios prefere o senador João Claudino; mas a China é comunista e adota as regras do capitalismo ortodoxo difuso mundial. Nada, pois, a anotar politicamente quanto à ação política do secretário deputado Robert.
     O vice governador Wilson Martins, pelo período de algumas hora, foi o escolhido pela maioria da base governista como candidato ao governo; Contudo, as fortes pressões do PTB nacional pelo deputado Robert Jeferson; da presidenciável Dilma Rousseff; do ex-ministro José Dirceu; do empresário João Claudino e do próprio senador João Vicente mudaram os rumos da sucessão, em total desrespeito à maioria do colegiado piauiense, que optou, sob a liderança do governador Wellington, pelo nome do vice, por ser o mais aconselhável (ainda o é) à manutenção do grupo político que há 8 anos governa o estado. Wilson é o único capaz de assegurá a eleição senatorial do chefe do executivo piauiense, cuja decisão de permanecer no cargo será reexaminada por pressão dos próprios governistas. O PTB nacional e o senador João Vicente ameaçam ir para a oposição, apoiando o senador José Serra, se a base não escolher JVC. Mas, o senador petbista terá que refletir diante dos fantásticos interesses financeiros que detém no estado, assim como Marcelo Castro.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Wilson Martins é o favorito


     O vice governador é o favorito, mesmo após a “decisão” de Wellington permanecer no cargo para presidir o processo eleitoral. Mas ninguém acredita que o governador não seja candidato ao Senado. Ele reexaminará sua posição e será candidato ao senado da República. E o que se ouve na rua.

João Vicente é o mais rejeitado

     Mesmo pressionado mais que os demais pré-candidato e sendo apadrinhado pelo PTB nacional, o senador João Vicente é o que detém maior rejeição, exatamente por conta do poder econômico do presidente do grupo Claudino. Dificilmente JVC será o ungido pela base, porém Robert Rios (PC do B), Helio Isaias, Juracy Leite, dentre outros, apóiam JVC. O PMDB, como sempre, dividido. E não tem jeito.

Aos Anônimos que fazem postagem no blog


     Esses indivíduos, que compõem organização criminosa, insistem em postar mensagens destratando-me. Porém, eles são contumazes sonegadores de impostos. Grilam áreas nas margens dos rios em Teresina e doam dinheiro farto para políticos, para defender os seus hábitos ilícitos

Antônio Neto e Marcelo Castro


     Não acredito nessa composição da Antônio Neto para cabeça de chapa e Marcelo Castro para vice. O governador Wellington não pode pensar que sendo coordenador de campanha sucessória elegerá qualquer candidato; principalmente com Antônio Neto (PT), que tem pouca visibilidade eleitoral. Já Marcelo Castro possui uma enorme capacidade de mobilização para eleição proporcional, diferentemente de uma campanha majoritária, embora saiba reconvir e conciliar, mas representa um grupo econômico com fortes interesses no estado, o que lhe deixa vulnerável, assim como JVC.

PDT, PC do B, PT e PMDB estavam com Wilson

     O único partido refratário ao vice Wilson Martins era o PTB. Justamente o que radicalizou ameaçando ir para a oposição, o que teria pesado na decisão do governador. Mas tudo isso será reanalizado e o bom senso reinará entre todos os postulantes porque todos os seus interesses estão vulnerabilizados com perdas para o conjunto, com reflexos positivos à oposição, devendo fortalecê-la.

Wilson Martins não quer ser senador


     Quem convencerá Wilson Martins a ser candidato ao Senado? ele persistirá com a sua candidatura ao governo do estado até 2/abril/2010. Wilson é o melhor postulante à governança, mesmo depois da decisão de Wellington, em permanecer, para conduzi o processo eleitoral.

Mão Santa é o maior beneficiado


     Com a retirada da candidatura do governador Wellington Dias (PT) ao senado, Mão Santa (PSC) é o mais beneficiado. E se o governador não revisionar o seu desejo de ser senador, Mão Santa deverá ser reeleito porque detém a prioridade da população quanto ao voto espontâneo, após Wellington.

sábado, 20 de março de 2010

Outra versão para permanência de Wellington

     O senador João Vicente Claudino (PTB) não pressionou o governador Wellington Dias (PT), apenas com o poderio econômico do Grupo Paraíba, mas principalmente, através da direção nacional do PTB, ex-deputado federal Roberto Jeferson, ex-integrante do mansalão do PT, que ameaçou votar no presidenciável José Serra, se ele (João Vicente) não for o nome escolhido da base governista como candidato ao governo do Estado.
     A própria presidenciável Dilma Rousseff interveio a fim de que o PTB não se bandeasse à oposição apoiando Serra e Sílvio.
     Wellington, em “nome da base”, e para não contrariar JVC, o presidente do PRTB (empresário João Claudino) e a candidata Dilma Rousseff, “deixa de se candidatar” ao Senado Federal, numa eleição certa, supostamente para conduzir o processo eleitoral sucessório e após 31.12.2010 ir para o ostracismo. E enfrentar os processos que lhe serão movidos, sem a cobertura de mandato popular.
     O governador poderá está apostando no sucesso da eleição de Dilma Rousseff. Ela cresce e empata com José Serra, mas o tucano. Só ontem declarou que é candidato à presidência da República. E partir de ontem o cenário das pesquisas poderá mudar, com a confirmação da candidatura de Serra.
     Wellington, em “nome da base”, vai ao sacrifício. Porém, essa atitude poderá ser revista até 2 de abril, prazo para as desincompatibilizações.
     O governador, agora, será duplamente pressionado para: indicar o candidato da base e rever sua posição à disputa ao Senado Federal.
     Com a revisão das decisões em torno dos candidatos da base e de sua candidatura, deverá ser criticado pela oposição; entretanto, haverão milhões de raciocínios favoráveis a uma reflexão, porque detém muito crédito político na opinião pública piauiense. E o partido que mais pressionará é o PT porque está irresignado com o posicionamento do companheiro Wellington.
     O Senador João Vicente é tido na opinião pública como o responsável por esse lamentável desfecho da base governista; porque teria radicalizado, com base num suposto acordo existente entre ele, seu grupo político e o governador para escolhê-lo candidato.
     Com esse vendaval, que destroçou a vida de Wellington, o problema sucessório é zerado. Contudo, embora não demonstre, Wellington está magoado, pois a sua carreira política foi interrompida pelo senador João Vicente, o PTB nacional e o empresário presidente do PRTB, João Claudino. Wellington fica com isso? Eu não acredito. Wellington, pode aguarda, será candidato ao senado.

JVC fica na base


     O senador João Vicente Claudino (PTB) ficará na base governista. Os grandes interesses do grupo econômico do empresário João Claudino (PRTB), pai do senador, não permitirão ao senador outra atitude, senão apoiar Wilson Martins.
     Ademais, o próprio senador tem vários cargos comissionados ocupados por cabos eleitorais do seu interesse político.

Wellington não está preso ao PTB

     OPTB não galvaniza os sentimentos dos piauienses. A rejeição de JVC é a maior da base. Portanto, isso está sendo levado em conta. Ademais, os servidores públicos estaduais não toleram a candidatura de JVC. Porque interesses empresariais estão por trás do desejo da candidatura do PTB.
     E o PT decidiu-se por Wilson Martins, conforme informação de um filiado à sigla, com poder de decisão, justamente porque Wellington seria o mais prejudicado. Esse informante é muito ouvido na agremiação.

Wellington liderou o PT

     O governador Wellington Dias mostrou que lidera o partido dos trabalhadores, conduzindo a sigla, por unanimidade, a apoiar o vice governador Wilson Martins. Alias, foi a melhor decisão do partido. Pois, deixando de apoiar Wilson, o governador Wellington corria o risco de perder a eleição de senador.
     Além da condução de Wellington para o PT apoiar o vice, os filiados demonstraram bom senso porque a candidatura própria da sigla ao governo do estado não será vencedoura. Agora, o Wilson Martins deverá manter cargos do PT na administração estadual, assegurar a eleição de Wellington, ajudar a eleição proporcional dos petistas e manter os programas, projetos e planos do PT.

Dep. Fábio Novo com Wilson


     O deputado Fábio Novo, esteve ontem (18.3) na vice governadoria conversando como o Wilson Martins. Nada, porém, foi anunciado. Tentei obter informações com Fábio Novo sobre o encontro, mas nada anunciou, foi estritamente político.

Caxias com novo bispo


     O papa Bento XVI anunciou, nesta sexta-feira (19.3), a nomeação do padre Vilson Basso como novo bispo da diocese de Caxias, estado do Maranhão. Ele sucederá o dom Luís D’andrea, 76, que teve seu pedido de renuncia aceito por causa da idade.

A cidade de Timon pertence à diocese de Caxias.

|     O novo bispo é natural de Tuparendi, no Rio Grande do Sul, mas já trabalhou em Santa Inês, Alto Alegre, Sta Luzia e Viana no Maranhão. Portanto, já conhece o estado do Maranhão.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Floriano no Piauí tem novo bispo


     O padre Valdemir Ferreira dos Santos, da Arquidiocese da Vitória da Conquista, na Bahia, é o novo bispo da diocese de Floriano, no estado do Piauí. Ele substitui dom Augusto Alves da Rocha, 76 anos, que pediu renúncia, após completar 75 anos de idade.

Ministro das cidades elogiou Waquim


     O ministro das cidades Márcio Fortes, que esteve em Teresina ontem (19.3) para a inauguração do metrô daquela cidade, elogiou Socorro Waquim, em pleno evento, pelos serviços e trabalhos que realiza em Timon.

Encerrado 3º curso de gestão


     O secretário de Administração e Recursos humanos de Timon, estado do Maranhão, advogado Magno Pires, encerrou ontem (19.3) o 3ª curso de gestão pública para 76 servidores públicos do município.
     A prefeita Socorro Waquim fez um excelente depoimento sobre a realização dos cursos.

Wilson Martins é o escolhido da base


     O vice governador do Piauí, médico Wilson Martins, foi escolhido pelo bloco governista o candidato da base situacionista às eleições de outubro de 2010.
     Os 14 partidos que compõem o blocão, que dá sustentação política ao governador Wellington Dias, anunciarão hoje (19.3) o vice governador como o candidato governista, após uma luta intensamente forte em que se destacou a também forte determinação do vice governador, suplantando os demais postulantes – Marcelo Castro (PMDB), Antônio José Medeiros (PT) e o senador João Vicente Claudino (PTB).
     Wilson Martins venceu pela sua capacidade de arregimentação e mobilização, sufragando o próprio senador João Vicente, que confiara, certamente, apenas no poder econômico do maior empresário do Piauí, o grupo do Armazém Paraíba.
     Esquecera, entretanto, o senador JVC que apenas estar alguns pontinhos nas pesquisas à frente de Wilson Martins seria suficiente à decisão do governador Wellington Dias para escolher o candidato. Contudo, o inédito poder de mobilização do vice liderou os demais segmentos políticos, econômicos e sociais, especialmente a base governista, em tal amplitude e projeção, que sensibilizou toda a sociedade piauiense e os formadores de opinião pública, sobressaindo, sua determinação, elogiada por todos.
     Diante dessa avassaladora capacidade de liderança de Wilson Martins, o governador Wellington Dias rendeu-se à realidade política construída por Wilson. E, num primeiro momento, convenceu o seu partido a permanecer com o vice, apoiando-o no seu projeto. Posteriormente, dialogou à candidatura única.
     O PTB do senador João Vicente Claudino ameaça deixar a base, mas os interesses financeiros do grupo empresarial Claudino, com inúmeros contratos, impedem uma decisão contrária a Wellington, a Wilson Martins e à base. JVC não apoiará Silvio Mendes, que ainda não anunciou, que será candidato.
     O deputado federal Marcelo Castro (PMDB) também não deixa a base aliada porque a construtora Jurema tem vários contratos para construção de estradas com o governo do estado. E será temerário porque poderá não receber os recursos.
     O PMDB também ficará com Wellington e Wilson porque os deputados estaduais tem diversos cargos comissionados no estado. Esses cargos comissionados são ocupados por cabos eleitorais.
     O deputado estadual Themístocles Filho, presidente da Assembléia Legislativa, cortejado por Sílvio Mendes, segundo alguns comentários, para ser seu vice, também não deixará a base. Tem inúmeros interesses no estado, coerente nas decisões que toma, todas a favor de Wellington Dias. Hábil, paciente e ponderado é sistematicamente apontado como vice de Wilson Martins. Deverá ser indicado pelo PMDB como o eventual substituto de Wilson.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Sétimo Waquim fortalece candidatura

     O deputado professor Sétimo Waquim fortalece sua reeleição ampliando seus contatos políticos, com fortes adesões de prefeitos, vereadores e lideranças. Especialmente na região dos Cocais maranhenses. Sétimo será reeleito.

Asfaltamento da Br 226 incluído no PAC II

     A prefeita Socorro Waquim conseguiu incluir na programação do PAC II o asfaltamento da Br 226 que liga Timon a Presidente Dutra no Maranhão.
     O professor Deputado Sétimo Waquim está viabilizando a tramitação do requerimento nos ministérios responsáveis em Brasília

Comissão de avaliação do servidor empossada

     Na manhã de ontem foi empossada no gabinete da prefeita municipal de Timon, Socorro Waquim, a comissão que fará a avaliação dos servidores efetivos do município, bem como de todos os que estão em estágio probatório, remanescentes do último concurso realizado pela prefeita.

Socorro Waquim dará posse ao comandante

     A prefeita Socorro Waquim dará posse durante a manhã de hoje ao sub-comandante da Guarda Municipal, que ficará no comando até a designação de um oficial da Polícia Militar, que será efetivado no comando.

Socorro Waquim : 1,3 milão de metros quadrados de calçamento


     A prefeita de Timon, profa. Socorro Waquin, construir 1.300.00 m2 de calçamento e asfalto na cidade de Timon até 31.12.2009. Ela calçou e asfaltou mais ruas, logradouros e parques que todos os seus antecessores. Nessa área de infraestrutura suplantou todos os prefeitos que lhe antecederam na gstão pública muncipal.
     Nas pesquisas de opinião pública que são feitas na cidade, o que a população mais pede é calçamento. Por isso, que a prefeita centra sua ação nessas obras.
     Nos próximos 3 anos centrará sua ação gerencial nesse setor, priorizando as condições físicas das ruas, logradouros e parques.

Wilson Martins reafirma candidatura

     O vice governador do Piauí, Wilson Martins (PSB – PI), reafirmou para o governador Wellington Dias que será candidato ao governo do estado após a renúncia de Wellington para concorrer ao senado.
     Wilson tem sido muito determinado. E não tem enganado o governador em exercício quanto ao seu interesse em disputar a chefia do Executivo estadual, mesmo que a base e o governador escolham, pelo crictério de melhor nas pesquisas.
     Ora, o que não é sensato, tampouco crivel politicamente, é Wilson Martins assumir o governo do estado e fazer a campanha de JVC e/ou Antônio José Medeiros. E ficar sem mandato durante 4 anos. Poderá perder a eleição, mas foi correto com os seus liderados, com o partido que lhe dá sustentação e com a sociedade. Wilson será governador tampão e por mais 4 anos.
     Wilson é o que mais cresce nas pesquisas. Tem o menor índice de rejeição entre os concorrentes da base. O senador João Vicente Claudino (PTB – PI), que representa o Armazém Paraíba, detém o maior índice de rejeição, aproximando-se de 16%.

Governador tem acordo com grupo empresarial

     Quem diria? Toda a formação política do governador Wellington foi constituida e consolidada no sindicato, defendendo e preservando os direitos dos trabalhadores; por isso foi bem sucedida na política partidaria sempre com a estrutura do PT. Nunca mudou de sigla partidaria, teria feito um acordo com forte grupo empresarial do Piauí, numa verdadeira permuta de votos com o senador João Vicente Claudino, que lhe daria apoio político, para este ser governador do estado. Que contradição? que despautério? Que traição? Que interesses rodam nessa transação? Contudo, Wilson é o espinho na garganta do senador JVC, que deveria concluir o seu mandato de senador; ou ser o vice de Wilson e ter em 2014, que Wilson não poderá ser candidato, o governo do estado. A vaidade suplanta todas as conveniências e desejos do homem. Haja crença em Deus, que minimiza as afrições dos que crêem. Seguem em frente Wilson. Você vencerá.

terça-feira, 16 de março de 2010

Presidente vetará projeto do pré-sal

     Não creio que os governadores Sérgio Cabral (PMDB-RJ) e Paulo Hartung (PMDB-ES) detenham mais poder político e prestígio que os demais 25 governadores brasileiros, os 5.564 prefeitos, os senadores e deputados federais desses 25 estados, para sensibilizar o presidente Lula a ponto de vetar o projeto de lei do pré-sal, para atender apenas 2 governadores, 6 senadores, 70 deputados federais e os prefeitos do Rio de Janeiro e Espírito Santo.
     Se o presidente Lula vetar a distribuição eqüitativa e equânime da riqueza do pré-sal, na modalidade do FPE e do FPM, correrá o risco de haver um efeito dominó contra a eleição da ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, à presidência da República. Podendo, inclusive ser vaiada em praça pública.
     A maioria da opinião pública nacional não aceitará que os royalties da exploração do petróleo da camada do pré-sal sejam destinados exclusivamente para o Rio de Janeiro e Espírito Santo. A emenda Ibsen Pinheiro foi aprovada pela Câmara dos Deputados e deverá ser preservada. O Brasil clama historicamente por desenvolvimento participativo integral e é o governo central quem deve promovê-lo e provê-lo, independentemente de pressões políticas de quem quer que seja. A desconcentração da renda passa por investimentos públicos estáveis como os da riqueza dos royalties da Petrobras.
     As riquezas do subsolo são da União; portanto, de todos os brasileiros; devendo, então, ser distribuídas para os municípios e estados equitativamente, como os recursos dos fundos constitucionais do FPM e FPE, como proposta no projeto.
     A constituição legitima a decisão do presidente em não alterar o projeto aprovado pela Câmara, que deverá ser mantido pelo Senado Federal, porque as riquezas do subsolo e da costa marítima pertencem à União federal; devendo ser distribuídas, equitativamente (ou equanimemente) entre todos os cidadãos brasileiros; ou entre os estados-membros e os municípios, independentemente do arroubo egoísta de um ou outro brasileiro e/ou dos seus representantes legais, os governadores do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Desde a década de 50 que apenas esses estados recebem os benefícios da Petrobras. Será que não chegou a hora de rateá-los com os demais brasileiros?
     Por conseguinte, se o presidente Lula vetar a distribuição dos royalties da Petrobras, para os demais estados e municípios do Brasil, ficará caracterizado o seu menosprezo pela maioria dos brasileiros; a proteção aos interesses corporativos da Petrobras; sua defesa da concentração da renda, sem sua respectiva distribuição; sua submissão ao patrimonialismo histórico, beneficiando exclusivamente os empresários e políticos do sul.
     Os deputados federais Marcelo Castro (PMDB-PI), Júlio César (DEM-PI) e os demais representantes da bancada federal piauiense, cumpriram honradamente a representatividade dos seus mandatos, redargüindo qualquer decisão e/ou orientação em prejuízo do Piauí, do Nordeste e do Brasil. Agiram corretamente a favor da distribuição dos royalties, com todos os brasileiros, fazendo também uma salutar distribuição de renda, que reafirmo é dever da União fazê-la.

segunda-feira, 15 de março de 2010

PT, Em Reunião, Delega Poderes Para Governador

     Os petistas delegaram, ontem 14.3.2010, em reunião no plenário do auditório na Socopinho, plenos poderes para o governador conduzir o processo sucessório de 2010.
     Ficou acertado, porém, que o governador será candidato a senador da República. Contudo, se permanecer no cargo, deverá apoiar o candidato do PT ao governo do estado, recaindo a escolha no deputado federal Antônio José Medeiros.
     Não houve decisão para o PT apoiar o senador João Vicente Claudino, embora haja preferência dos petistas pelo senador do PTB, excetuando o deputado federal Nazareno Fonteles que, coerentemente, disse que não votará em JVC.
     O governador Wellington juntamente com o PT, poderá comenter o maior erro de sua carreira política, deixando de apoiar o vice Wilson Martins, companheiro leal e sensato de quatro longos anos, para sufragar o petebistas Claudino, que só ele sabe. Wilson Martins terá muito mais capacidade de mobilização e arregimentação politico-partidária que JVC. E conhece todos os compromissos firmados pelo governdador Wellington nesses 4 anos de companheirismo. O PT quer ir no rumo do capital privado, negando suas tradições históricas, jogando na lata do lixo uma ação que defende desde o princípio. Os petistas podem levar a pior com esse norte político. Wilson poderá ficar magoado. E no governo, como assumirá, dará o troco.

Wellington Ficará Com Wilson Martins


     Nada obstante as criticas, as dissidências e as discussões inter e intrapartidárias, o governador Wellington ficará com Wilson; porque representa mais segurança para o grupo político do PT, os aliados, principalmente para a eleição do governado ao Senado Federal. Wilson terá um campo de ação político muito maior do que o do senador João Vicente, mesmo recebendo Wellington todo o apoio de JVC e do grupo empresarial, liderado pelo empresário João Claudino. O compromisso do Governador deve ser com o povo. Jamais com grupos empresariais. Wilson, sentado na cadeira de governador, como acontecera; terá mais poder e voto que qualquer pessoa física e/ou jurídica.

Ex-Prefeitos Condenados À Prisão

     A Justiça Federal está condenando ex-prefeitos do interior do Piauí à prisão por crimes de improbidade administrativa e desvio de verbas públicas.
     O juiz Marcelo Carvalho condenou a ex-prefeita de São Miguel do Tapuio, Jandira Lira Cardoso, e o ex-prefeito de Flores do Piauí, Máximo Ribeiro de Sá, a penas de reclusão (Jornal Meio Norte, 6.3.2010).

Dilma Rousseff Ultrapassa Serra

     Nova pesquisa de intenção de voto para presidente da República a ser divulgada nesta semana traz empate técnico entre Dilma e Serra, mas com a petista 1 ponto percentual à frente do tucano. Lula fará de Dilma presidente da República. Aguardem os leitores.

Mercado da Formosa Em Timon


     Brevemente serão inauguradas pela prefeita Socorro Waquim as obras de manutenção e preservação do mercado da Formosa em Timon. As obras de restauração só foram possíveis com uma emenda do Prof. Deputado Sétimo Waquim. Consignada no orçamento da União.

Restauração Do Mercado da CEASA

     A prefeita Socorro Waquim está solicitando ao dep. Sétimo Waquim que destine uma emenda orçamentária para fazer a restauração do mercado da CEASA e todo o seu conjunto físico.

Meio Ambiente Em Timon


     Misto de Proprietário rural e carvoeiro corta 250 pés de pequizeiro para fazer carvão. O crime, porém, está sendo investigado pelo Ministério Público, com o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, secretário irmão William.
     O pequizeiro é protegido por lei federal, devendo ser preservado, porque seus frutos são fontes de alimentos para milhares de pessoas, notadamente no Piauí, Maranhão e Tocantins.
     O desmatamento para o plantio de soja nos cerrados tem devastado essa planta natural, a ponto de extingui-la, por isso a proteção institucional.
     Esse insensato, que derrubou esses 250 pés, deveria pagar uma multa bem alta e ser preso por alguns anos.

Mais Mil Casas Para Timon


     A prefeita Socorro Waquim está tentando junto à Caixa Econômica Federal novo crédito de R$ 17 milhões para construir mais 1000 unidades habitacionais no município, o que aumentará para 6.700 unidades em construção no município.
     É um dos maiores programas habitacionais em construção no Brasil. Timon é destaque nacional na área de saneamento básico (água e esgoto) e será também na de construção de casas.

Socorro Waquim Nomeia Comandante


      A prefeita Socorro Waquim (Timon - MA) nomeará amanhã (15.3) o novo comandante da Guarda Municipal. O nomeado é oficial da Polícia Militar do Maranhão. Também deverá ser designado o sub-comandante da instituição.

PMDB: 15 Candidatos A Governador

     O PMDB deverá ter quinze candidatos a governador. Hoje dez nomes já estão assegurados nas disputas e outros cinco estão em negociação avançada.
(     RADAR, Lauro Jardim, Veja, 3.3.2010).

Presidente Do México Elogia Lula


     “O presidente Lula é o líder indiscutível de nossa região, ele dá equilíbrio e força à América Latina”.
     Felipe Calderon, presidente do México, na reunião de países da América Latina em Cancún.

sábado, 13 de março de 2010

Chico Leitoa Cassado E Afastado Da Assembléia Legislativa

     O ex-deputado e ex-prefeito de Timon foi afastado da Assembléia Legislativa do Maranhão, em ação proposta pelo Ministério Público Federal, por conta de ações de improbidade administrativa que responde naquele órgão de justiça federal.
     O ex-prefeito não poderá concorrer às eleições de outubro porque está com os direitos políticos cassados.

Timon: 5.700 Casas Em Construção

     No município de Timon, com o grande empenho da prefeita Socorro Waquim, estão sendo construídas 5700 casas populares, em parceria com a Caixa Econômica Federal, o governo do estado e o município.
     Exclusivamente com a caixa são 3.700 unidades habitacionais, com aporte de recursos da ordem de R$ 72 milhões. O PAC está construindo 1123 casas, das quais 1000 unidades foram entregues; outros programas 1000 casas.
     As 5700 casas demandam recursos da ordem de R$ 115 milhões do Governo Federal, do estado e do município, com 22 mil operários trabalhando na construção dessas 5700 unidades.
     Iniciativas como esta, consolidam as lideranças da prefeita Socorro Waquim e do deputado federal professor Sétimo em Timon e na região dos cocais. E podem assegurar eleição do deputado Sétimo Waquim.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Lula Na ONU?


     A mais de uma pessoa Lula disse que foi sondado para se candidatar a Secretário-Geral da ONU – Organização das Nações Unidas – em 2011. (Radar – Veja, 10.2.2010).
     Se eu votasse na ONU, para escolher o seu Secretário-Geral, o meu voto seria de Lula. Aquele organismo internacional teria um secretário-geral capaz de revolucionar o órgão, que poucos acreditam, justamente porque faltam executivos com o perfil do presidente Lula, para impulsionar as suas múltiplas atividades, que tinham grandes referências no passado e serviam de padrão e/ou exemplo para o mundo.
     O órgão, lamentavelmente, está em franca decadência.

Do Pará Para Brasília Sem Proteção

     Em 2007, o país se estarreceu com a história de uma adolescente presa por 24 dias em uma cela masculina no Pará. Torturada e seviciada pelos detentos, ela foi incluída no programa de proteção a testemunhas e enviada a Brasília, onde deveria ser protegida pela Secretária dos Direitos Humanos, do ministro Paulo Vannuchi, que anda empenhado em criar mecanismos para censurar a imprensa. Na capital, ela mendigou e passou a usar crack. Resgatada por uma ONG, foi alojada em um quarto com rapazes drogados. Agora, está internada em uma clínica para se recuperar do vício. (Panorama. Holofote. Felipe Patury. Revista Veja 10.3.2010).
     A história dessa jovem comoveu o Brasil. O poder público no Pará e agora em Brasília acabam com a esperança e os ideais de uma jovem, estiolada pela sociedade, tudo como conseqüência dos índices brutais da desigualdade de renda, que os ricos despudoradamente alimentam, com o seu egoísmo sem fim e sem freio.

Do Pará Para Brasília Sem Proteção

     Em 2007, o país se estarreceu com a história de uma adolescente presa por 24 dias em uma cela masculina no Pará. Torturada e seviciada pelos detentos, ela foi incluída no programa de proteção a testemunhas e enviada a Brasília, onde deveria ser protegida pela Secretária dos Direitos Humanos, do ministro Paulo Vannuchi, que anda empenhado em criar mecanismos para censurar a imprensa. Na capital, ela mendigou e passou a usar crack. Resgatada por uma ONG, foi alojada em um quarto com rapazes drogados. Agora, está internada em uma clínica para se recuperar do vício. (Panorama. Holofote. Felipe Patury. Revista Veja 10.3.2010).
     A história dessa jovem comoveu o Brasil. O poder público no Pará e agora em Brasília acabam com a esperança e os ideais de uma jovem, estiolado pela sociedade, tudo como conseqüência dos índices brutas da desigualdade de renda, que os ricos despudoradamente alimentam, com o seu egoísmo sem fim e sem freio.

Deputado Nazareno Contra JVC

     O deputado Nazareno Fonteles (PT - PI) firmou e consolidou sua veemente posição contrária a indicação do senador João Vicente Claudino (PTB – PI) como eventual candidato da base aliada ao governo do estado. Nazareno é o único petista piauiense que não se dobra ao grupo Claudino, diferentemente dos demais filiados do PT e de outras agremiações partidarias, excetuando também o bravo Wilson Martins, que não se submete ao poder econômico financeiro do grupo empresarial Claudino.
     Nazareno quer que Wellington permaneça no cargo para lutar pela candidatura eventual de Antônio José Medeiros ao governo. Isso não será possivel. Wellington repassará o cargo para Wilson Martins.
     O governador Wellinton teria firmado compromisso com João Vicente para que apoie a sua candidatura ao Senado. E em troca, Wellington indicaria JVC ao governo. Só que Wilson não endossará esse acordo, embora apoie também Wellington para o senado.
     Esse trator da base fará todos os esforços para passar por cima da pretensão de Wilson, porém, encontrará todos os obstaculos. Wilson não abrirá Mão.

De Biscoito A Cimento

     O grupo cearense M. Dias Branco, um dos maiores fabricantes de biscoito e massas alimenticias do Brasil, resolveu se diversificar. Com um investimento de 62 milhões de reais, vai entrar no concentrado setor de cimento abrindo uma fábrica na Bahia. (RADAR, Veja, 10.3.2010)
     Taí uma notícia boa!... Pois há várias décadas que os grupos Votorantin, João Santos e Bonfim controlam a área cimenteira do país. Controlando preços, com reflexos insuportáveis, no aumento do metro quadrado da construção civil. Que essa fábrica do grupo M. Dias Branco entre logo em operação...

quinta-feira, 11 de março de 2010

Lula Serenizando Sua Sucessão


     “Não aceitem a idéia imbecil de que, se ganhar fulano ou beltrano, vai estragar tudo no país... a tendência natural é que o próximo governo faça mais e melhor.” (Panorama. Veja, 10.3.2010)
     Do presidente Lula, num evento da ANFAVEA.

Do Ministro do STF Ayres Brito

     Há quem chegue às maiores alturas só para cometer as maiores baixezas (do ministro Ayres Brito, do Supremo, ao negar hábeas corpus ao Governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda.)

Bahia: Pior Desempenho Fiscal De Petista

     O Instituto dos Auditores Fiscais da Bahia comparou o desempenho fiscal dos governadores e descobriu que o pior resultado é justamente o do seu estado. No governo do petista, a arrecadação cresceu 18%. No Piauí cresceu 30 pontos. Pernambuco e Ceará, seus concorrentes na atração de investimentos, viram sua receita cresce 42% e 37% respectivamente.

Ainda de Civita do Grupo Abril

     Para Civita, democracia, livre-iniciativa e liberdade de expressão são valores indissociáveis.
     Em evento que reuniu jornalistas, empresários, intelectuais e políticos para rebater as ameaças dos radicais do PT contra a liberdade de imprensa. (VEJA, 10.3.2010 p.106)

Presidente do Grupo Abril Reage E Contesta


     Roberto Civita (Foto: blog do Estadão)

     “É no mínimo estranho que, justamente no momento em que vivemos uma democracia plena, se esteja falando em um maior controle dos meios de comunicação” (VEJA ESSA. 10.3.2010)
     Roberto Civita, presidente do conselho de administração do grupo abril e editor de Veja.

Furtando Água Em São Paulo

     3,5 bilhões de litros de água foram furtados da rede de distribuição de São Paulo em 2009 devido a ligações clandestinas e fraudes em relógios de medição. É o equivalente a 1800 piscinas olímpicas.
     Problema idêntico ocorre em todos os estados e municípios brasileiros com as distribuidoras de água ou serviços de saneamento de água e esgoto.
     Timon, por exemplo, tem 37 mil ligações no sistema SAAE. 10 mil consumidores , entretanto, deixam de efetuar o pagamento ao serviço; mas usam a água regulamente em prejuizo dos consumidores que pagam corretamente ao serviço autônomo de água. Todos, porém, querem água forte e de qualidade nas suas residências. Essa cultura pelo trabalho dos órgão institucionais é exigência da sociedade.

BR 226 Que Liga Timon A Presidente Dutra

     Por solicitação da prefeita Socorro Waquim e apoio do deputado Professor Sétimo Waquim o asfaltamento da BR 226, que liga Timon a Presidente Dutra será incluído no PAC II. Nesse sentido, a prefeita viajou a Brasília e terá agenda com autoridades federais nesta 4ª e 5ª feiras. Socorro Waquim exerce sua forte liderança em prol da região dos Cocais e de Timon.

4º Curso de Gestão Será Instalado


Prefeita de Timon, Socorro Waquim e Magno Pires, Secretário de Administração, entregam certificados a concludentes do Curso de Gestão Pública

     A prefeita Socorro Waquim e o Secretario de Municipal de Administração e Recursos Humanos, acadêmico da Academia Piauiense de letras Magno Pires, lançaram o 4º Curso de Gestão Pública no município de Timon.
     A Secretaria de Administração e Recursos Humanos, através do Secretário Magno Pires, já formou 197 gestores públicos no município. A meta da prefeita Socorro Waquim é formar 500 gestores, para consolidar uma profunda melhoria nas relações gerenciais da administração pública municipal com a sociedade.

Guarda Municipal de Timon

     Haverá mudança no comando da Guarda Municipal de Timon. O atual comandante será substituído e remanejado para outro cargo. A guarda poderá ser gerenciada por um coronel da Polícia Militar do Maranhão. A prefeita Socorro Waquim tenta a sua disposição para o município.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Empresários Em Pânico

     A segunda fase da operação Caixa de Pandora - aquela que resultou na prisão de José Roberto Arruda - será focada nas empresas privadas que faziam parte do esquema. Está todo mundo em pânico. (RADAR, Veja, 10.3.2010).
     Haverá uma operação no Piauí? aguardem.

Socorro Waquim Receberá Recursos

     A prefeita Socorro Waquim do município de Timon, estado do Maranhão, receberá brevemente os recursos provenientes de convênio assinado ainda em novembro de 2009 entre o município e o governo do estado para obras de infraestrutura na cidade.

terça-feira, 9 de março de 2010

Prefeita Socorro Waquim Encontra-se Com Roseana Sarney


     A prefeita Socorro Waquim do Município de Timon encontrou-se com a governadora Roseana Sarney, relembrando a liberação dos recursos dos convênios firmados entre o município e o estado para diversas obras de infraestrutura.
     Discutindo na ocasião a liberação dos recursos para a Secretária de Saúde que desde o ano passado não estão sendo transferidos. E o sistema de saúde do município está sendo muito prejudicado, com inúmeras reclamações da população, especialmente das famílias mais pobres, que não dispõem de plano de saúde.
     Os segmentos organizados da população estão criticando a governadora e relembrando que a prefeita Socorro Waquim é aliada de Roseana. Por isso, não aceitam o tratamento dispensado.

Sucessão de 2010 Poderá ter Quatro Concorrentes

     O vice governador do Estado, médico Wilson Martins, nada obstante as pressões da base e do Palácio do Planalto não abrirá mão de sua candidatura à chefia do Poder Executivo. Tem contestado veementemente a posição dos da base que preferem o senador João Vicente; certamente também pensando na montanha de recursos do Armazém Paraíba, para financiar as suas campanhas, com doações do potente grupo empresarial. Wilson preservará a sua intenção, até porque tem condição privilegiada, diferentemente dos demais, porque assumirá o cargo do titular do Palácio de Karnak, com a renúncia inexorável do governador, Wellington para candidatar-se ao Senado.
     O senador João Vicente tem reafirmado o desejo de concorrer ao Palácio Karnak. É da base governista. Ressalta fidelidade ao governador Wellington, assegurando que ele traçará e decidirá os rumos da sucessão da base. Também não abdicará da candidatura. Poderá compreender, entretanto, por ser filho do megaempresário João Claudino, presidente do conglomerado Armazém Paraíba, que detem mais cacife que os outros. Mas, essa tripla condição de político, empresário e filho do “seu” João, atribui-lhe vários percentuais de rejeição, que se aproximam dos 18%. E é exatamente aí que reside o grande problema da candidatura do senador petebista.
     O deputado federal Antônio José Medeiros, postulante do PT, juntamente com o partido, quer que o governador Wellington permaneça no cargo para viabilizar a sua chegada ao Palácio de karnak. Isso não acontecerá. Wellington renunciará e terá que repassar o cargo para Wilson, que será candidato.
     A situação do PT é a mais complicada porque Wilson não poderá fazer a eleição de Wellington, apoiar também Antônio José e ainda ajudar todos os deputados estaduais e federais do partido. Por isso, acho que a melhor posição para o PT é apoiar Wilson para garantir a eleição senatorial de Wellington. E fazer concessões para mais alguns petistas no campo proporcional.
     O quarto postulante seria Sílvio Mendes pelas oposições. O prefeito estaria determinado a renunciar o cargo, repassando o bastão para o PTB de João Vicente, com Elmano Ferrer ascendendo ao Executivo Municipal. O prefeito Sílvio Mendes vai fortalecer o grupo político do PTB, justamente para ficar também contra ele na sucessão estadual. O prefeito vai alimentar o adversário.
     Nesse cenário acima, a eleição de 2010 terá 2º turno, justamente o que o PT, com as suas facções radicais, pretende para eleger Antônio José. A base ficará dividida.
Também, com essa projeção, Wilson Martins será o candidato mais focalizado; e o mais forte. E receberá as maiores críticas dos adversários porque terá condição inédita como postulante. Estará exercendo a chefia do Poder Executivo estadual, com a caneta na mão.
     Portanto, esse seria o quadro para outubro:
     Wilson Martins (PSB) assume o Executivo estadual e será candidato ao governo do estado, com muito apoio, porque é governador;
     João Vicente (PTB) dividirá a base porque é candidato em qualquer circunstância, mesmo com Wilson governador;
     Antônio José Medeiros (PT) quer o apoio em qualquer circunstância de Wellington e do PT. Fala na intervenção do presidente Lula no partido. Porém, Lula não poderá mandar no PSB, para exigir renúncia de Wilson, pois poderá perder apoio dos socialistas no Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
     Sílvio Mendes (PSDB) renunciaria a prefeitura de Teresina para postular o governo do estado. E com a sua saída fortalecerá o concorrente João Vicente. Espera obter a ajuda de Mão Santa (PSC), Heráclito Fortes (DEM) e outros líderes oposicionistas.
     A sucessão promete muita traição, vastas negociações, muitíssimo envolvimento de dinheiro público e privado e surpresa do resultado.

Deputado Prof. Sétimo Waquim Na Comissão do Pré-Sal


     O deputado Prof. Sétimo Waquim foi designado pelo presidente da Câmara Federal, deputado Michel Temmer, para sub-relator de comissão do Pré-Sal.
     O projeto-de-lei do Pré-Sal é o mais importante projeto do Governo Federal porque norteia a exploração do petróleo em águas profundas, cujos recursos deverão ser compartilhados com todos os estados e municípios brasileiros na mesma modalidade do FPM e FPE, conforme proposta do deputado IBSEN PINHEIRO, defendida pelas bancadas do Norte e Nordeste.
     O deputado terá nova oportunidade de defender a distribuição da riqueza, impulsionando a desconcentração de renda em todo o território nacional.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Senador Mão Santa Aposta na Oposição

     O senador Mão Santa (PSC – PI) faz oposição ao presidente Lula (PT-PI) e ao governador do Piauí, Wellington Dias (PT-PI), embora responsável pela primeira eleição deste ao governo do Piauí em 2002. Mas, Wellington, insistira com Mão Santa para indicar Adalgisa Moraes Sousa a sua vice governadora, o que Mão Santa, ainda no PMDB-PI, declinou. O emissário foi o então deputado estadual Wilson Martins (PSDB), líder de Mão Santa na Assembléia Legislativa do Estado. Como o senador parnaibano não liberou Adalgisa, o médico Wilson foi escolhido por Wellington. E ganharam a eleição. Nenhum político quis arriscar, justamente porque Hugo Napoleão era o governador do Piauí, após usurpação do mandato de Mão Santa,cassado pela Justiça Eleitoral. Hugo sempre teve muito poder político no estado. E isso intimidava as oposições, principalmente exercendo o Poder Executivo. E postulando mandato no cargo.
     Mão Santa e Adalgisa se tivessem aceito a sugestão de Wellington estariam com todo o poder no momento porque Adalgisa estaria no lugar de Wilson, com a iminência de assumir o governo do estado. E Mão Santa com o mandato renovado. Particularmente entendo ter sido um brutal erro de avaliação política do Senador Mão Santa. Essa sua posição deixou todo o seu grupo político sem rumo e sem norte, pois pretendia que todos se lançassem à oposição.
     Contudo, não obstante esse seu posicionamento, lançando-se contra Wellington e o presidente Lula, ambos com altos índices de aceitação popular, o senador Mão Santa detém uma vasta capilaridade eleitoral de âmbito nacional, projetando-o como o político piauiense e brasileiro mais conhecido em território pátrio a ponto de ser citado como vice do presidenciável José Serra. Entretanto, embora nacionalmente querido, terá que insistir junto ao eleitorado piauiense, justamente quem deverá renovar o seu mandato de senador.
     Mão Santa está bem nas pesquisas para o senado e para o governo do estado. E certamente, porém, tem mais votos espontâneos que o seu principal concorrente Heráclito Fortes. É o que observo por onde ando, inclusive onde trabalho no município de Timon, Estado do Maranhão. A Sua eleição para renovação do seu mandato não é fácil, mas dará muito trabalho a Heráclito. Mão Santa poderá renovar o seu mandato, inclusive com o meu apoio e voto.
     Contudo, com certeza, se tivesse acatado o convite de Wellington, pelo emissário Wilson Martins, não estaria com tanta dificuldade. Resta-lhe, no entanto uma saída, apoiar Wilson para o governo do estado, após saída de Wellington. Na oposição e persistindo nas constantes criticas ao presidente Lula, perde mais votos que ganha.

Estrada Entre Antônio Almeida e Marco Parente

     É inadmissível que uma estrada fundamental ao escoamento da produção de grãos dos cerrados permaneça em péssimo estado de conservação. Os extremos da estrada que liga Antônio Almeida e Marco Parente estão asfaltados num percurso de 21 km, mas já com problemas na lâmina do revestimento asfáltico, conforme denúncia do deputado Warton Santos. Dessa estrada, que desde 92 se luta pelo seu asfalto, cuja pequena distancia leva-se uma hora e trinta minutos para vencê-los pelo estado deplorável que se encontra. E dezenas de carros, especialmente carretas, conduzindo grãos e calcáreo trafegam lentamente esse pequeno espaço. Com a palavra o DER...

Agradeço Aos Internautas Os 20.000 (vinte mil acessos) Deste Blog.

     Com apenas 160 dias de criação ou 5 meses e 10 dias este blog foi acessado por 20.000(vinte mil) pessoas. Agradeço a todos e espero continuar recebendo sua confiança.
     O nosso blog, pela credibilidade e visão, tornara um dos mais acessados do Piauí.
     Permaneceremos com o contador de acessos, o que torna transparente e acreditada o número de visitas ao blog.

sábado, 6 de março de 2010

Última Tolice Contra Wilson

     Wilson teria sido convidado pelo governador Wellington para ocupar uma vaga de conselheiro do TCE, com a aposentadoria do Conselheiro Savino Paulo. Os articuladores da sucessão de 2010 parecem ter uma única preocupação e/ou obsessão: o destino de Wilson Martins. Este não abdicará de assumir o lugar de Wellington, mesmo que seja para ser governador de abril a 31/12/2010, admitindo-se a dificílima hipótese de que não disputará o governo estadual, assumindo a gestão governamental como legítimo substituto de Wellington.

Deputado Kleber Eulálio


     O deputado estadual e secretário de governo Kleber Eulálio assegura que o PMDB, está unificado na base governista. Deverá apoiar o postulante que sair da base.

Do Deputado Warton Santos


     O deputado estadual Warton Santos (PMDB) foi taxativo: “Nem o PMDB e nem o PT tem candidato à sucessão de 2010”. Os candidatos desses partidos, inclusive o deputado federal Marcelo Castro (PMDB), não têm capilaridade eleitoral, portanto, sujeitar-se à base governista. E apoiaram o candidato do governador Wellington.
     O deputado Marcelo Castro não conseguiu sequer viabilizar o seu nome. Por isso, é o último nas pesquisas, perdendo inclusive para o candidato do PT, deputado federal Antônio José Medeiros.