Foto: web
O Blog Magno Pires estará em manutenção no período 16.03 a 30.03.2011. Portanto, diante desse fato, o Blog Magno Pires não postará seu conteúdo diário.
Pede, então, compreensão pela ausência de notas.
Nasceu na fazenda Monte Alegre, propriedade da família no município de Batalha, Piauí. Em 1954, transferiu-se para Teresina, capital do Estado, onde frequentou o primário e o ginasial. Em 1964 viajou para Recife onde cursou Ciências Jurídicas e Sociais na tradicional Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco. Posteriormente, formou-se em Administração de Empresas na Faculdade de Administração de Olinda, Pernambuco.
Membro (aposentado) da Advocacia Geral da União - AGU, servindo na Consultoria Jurídica do Ministério das Comunicações, na qualidade de assistente jurídico. Advogado militante e consultor jurídico-empresarial de grandes empresas.
Presidente, por dois períodos consecutivos, da Associação das Empresas de Assessoria, Consultoria e Planejamento empresarial do Nordeste - ASSEMP, com atuação da Bahia ao Maranhão. Membro da ANAJUR - Associação Nacional dos Assistentes Jurídicos, da Ordem dos Advogados do Brasil - secção de Pernambuco e da Associação de Imprensa de Pernambuco - AIP.
:: Curso Superior de Direito: Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco;
:: Bacharel em Administração de Empresa: Faculdade de Administração de Olinda-PE.
:: Direito Tributário: Instituto de Estudos Empresariais - IEMP
:: “O Piauí no Nordeste” – novembro/77;
:: “As dificuldades com a crise do petróleo” – outubro/77;
:: “Tratamento preferencial para o Piauí” – maio/79;
:: “Ministro Petrônio Portella” – março/83;
:: “Promessas e Protestos” – setembro/85;
:: “Transição com Transição” – outubro/92;
:: Reconhecimento I,II,III” – março/93;
:: “Legado” – janeiro/94;
:: “Campo político, município de Olinda” – 75, em conjunto com três (3) colegas – ADESG;
:: Colaborador do Caderno Especial do Diário de Pernambuco sobre os vinte (20) anos da SUDENE, com o trabalho “FINOR – Orçamento não será cumprido”, publicado em 20 de dezembro de 1979;
:: Diversos trabalhos publicados no jornais “Diário de Pernambuco” e “Jornal do Commércio”, abordando temas regionais;
:: Colaborador dos jornais “Diário de Pernambuco”; “Jornal do Comércio”, de Recife; “O Dia”; “O Estado”, de Teresina-PI e “Diário do Povo”, de Teresina-PI;
:: Reforma do Estado (1998);
:: Mão Santa será reeleito (1996);
:: Desabrochar das Rosas (1996);
:: Magno Pires em charge e verso (2000);
:: Reforma da Previdência (2000).
:: “Adaptação às Normas Institucionais”, no Conselho Deliberativo da SUDENE – Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste – representando o Excelentíssimo Senhor Governador do Estado do Piauí – Dr. Dirceu Mendes Arcoverde;
:: “Em Defesa do Piauí”, outro pronunciamento no Conselho Deliberativo da SUDENE – Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste – representando o Excelentíssimo Senhor Governador do Estado do Piauí – Dr. Djalma Martins Velloso;
:: “Tratamento e Medidas Excepcionais para o Piauí” – pronunciamento no Auditório da Associação Industrial do Piauí, no lançamento do trabalho: “Tratamento preferencial para o Piauí”;
:: “O trabalho Piauí: oportunidade de investimentos”, publicado no Diário de Pernambuco, em 14 de agosto de 1976 e foi transcrito no Diário do Congresso Nacional, em 10 de setembro de 1976.
:: Eleito membro efetivo da Academia Piauiense de Letras –APL (1995);
:: Eleito membro efetivo da Academia de Letras do Vale do Longá – ALVAL (1990);
:: Eleito membro efetivo da Academia de Letras da Região de 7 cidades;
:: Eleito membro efetivo da Academia de Letras, Artes e Ecologia do Leste Maranhense – ALAELMA (2006).
:: ANE – Associação Nacional dos Escritores, Brasília-DF;
:: ANAJUR – Associação Nacional dos Advogados Públicos da União;
:: Membro da Associação de Imprensa de Pernambuco – AIP;
:: Membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB-Piauí.
:: O Piauí existe, é um Estado vencedor e progressista, altaneiro, falando grosso e dando banca! E isto ele só está conseguindo graças aos esforços do seu povo e dos seus líderes dirigentes. Graças a homens de boa vontade como o confrade Magno Pires. Deus que os abençoe.
Jornalista José Gonçalves de Oliveira
Jornal do Comércio, Recife
10/novembro/79
:: MAGNO PIRES ALVES FILHO revela-se um espírito admiravelmente inteligente e claro, não porque tenha sido generoso (e até caridoso para comigo), mas porque situou muito bem a nossa realidade brasileira de hoje.
Profº. Nilo Pereira
Presidente da Academia Pernambucana de Letras - APL
Escritor, jornalista, político, dep. estadual, secretário de governo
de Agamenon Magalhães
:: Por fim, só discordo de você em um ou outro ponto, secundários. Importa, acima deles, nossa amizade e minha admiração pelo seu talento e por seu inabalável patriotismo.
Dep. Felipe Mendes
:: MAGNO PIRES vale uma das mais nobres e aprimoradas inteligências que o Piauí confiou à imprensa do Recife, projetado por sua interpretação séria dos problemas nacionais de maior evidência.
Profº. Arimatéia Tito Filho
Presidente da Academia Piauiense de Letras – APL
:: O Consultor de Empresas, Magno Pires, considera um acinte a decisão tomada pelo Conselho Deliberativo da SUDENE de adiar a sua reunião mensal. Para ele, as discussões do Conselho não podem parar por causa do emendão.
Jornalista Cláudio Castanha
Jornal do Comercio, Recife, 31/08/91
:: "Escreve com a obstinação de um nordestino que persegue o melhor para a sua gente. Magno é fiel á região". Diz Edmundo Moraes, no “Orelha”.
Waldinar Maio Leite
Membro da Academia Pernambucana de Letras
Diário de Pernambuco
:: MAGNO PIRES, inteligente, irrequieto e destemido, ao concluir o antigo curso ginasial, rumou com destino ao Recife. Ali, fez o curso científico e em seguida ingressou na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco, Bacharel em Direito, o Magno não parou. Fez nova investida e desta feita, ingressou na Faculdade de Administração de Olinda, pela qual também é formado.
Dr. Carlos Magno Nunes de Almeida
Juiz de Direito
NOTA EXPLICATIVA
Foto: web
O Blog Magno Pires estará em manutenção no período 16.03 a 30.03.2011. Portanto, diante desse fato, o Blog Magno Pires não postará seu conteúdo diário.
Pede, então, compreensão pela ausência de notas.
A TRANSCERRADOS MUDARÁ A HISTÓRIA
O notável presidente Juscelino Kubitschek (1956 - 1961) só fez a transferência da Capital Federal do Rio de Janeiro para o Planalto Central do Brasil, como previa a Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil de 24 de fevereiro de 1891, artigo 3°, porque, em pleno discurso eleitoral, foi “peitado” por um cidadão, indagando se ele iria mesmo cumprir a Constituição. Ainda no discurso, ressaltou e reafirmou os seus princípios e propósitos democráticos. Assegurou que transferiria a capital do Brasil para o Planalto Central. Realmente resgatando o texto da Constituição. A construção de Brasília, embora as críticas quanto a possíveis desvios de recursos públicos, comuns e, às vezes levianas no Brasil, foi realizada pela audácia e determinação de um presidente da República. E Kubitschek permanecerá na História Nacional como o gestor que integrou o Brasil Central, fazendo com que regiões historicamente inóspitas, como os Cerrados, fossem (re)integradas ao pais. E os grandes plantios de soja e de outros grãos somente aconteceram na Região Setentrional a partir dessa decisão desse excepcional mineiro.
O presidente americano Abraham Lincoln (1861 - 1865) revolucionou a infraestrutura dos Estados Unidos no Pós Guerra ao abrir frentes de serviços para construção de ferrovias e execução de saneamento de água e esgoto. Escolhera esses segmentos porque empregam formidáveis massas de mão de obra e representavam uma inovação no gerenciamento da coisa pública-nacional americana. E resolvia problemas tradicionais até então intocáveis e inéditos em gestão.
O ex-governador do Piauí, engenheiro Alberto Silva, também pontificou sua primeira administração com uma fantástica obra na infraestrutura rodoviária. Com o inestimável apoio do ex-Ministro do Planejamento, o piauiense parnaibano Reis Veloso, construiu (parte) e asfaltou a estrada que cortava o Piauí de Parnaíba a Cristalândia, o chamado grande Y. E, nem sequer, se pensava em Cerrados. Isso era coisa para o Sul do país. Mas, alguma coisa nesse sentido começava a brotar na Bahia, na região de Barreiras, cidade vizinha do Piauí.
Sem infraestrutura de estrada, energia, telefonia e educação, nenhum pais, Estado-membro, município e/ou região se desenvolverá. É assim em toda parte do planeta. E com a lamentável implantação desse modelo rodoviário, intensamente prejudicial ao pais, porque a ferrovia é mais barata e melhor aplicável ao Brasil por ser um pais-continente, os governos centrais optaram por um sistema mais oneroso. Afinal, a Transnordestina está sendo construída e será um grande alívio ao escoamento da produção.
Toda essa história, passando por JK, Abrahnan Lincoln e Alberto Silva, para apoiar e ressaltar ao governador Wilson Martins, que ao determinar a construção da Transcerrados, também estará executando a mais importante obra no Piauí. Nenhuma outra obra implantada pelo Chefe do Executivo, mesmo sendo na área da educação, da saúde e da segurança, terá a sua magnitude, sua relevância e a repercussão no soerguimento econômico do Piauí.
A Transcerrados ligará as mais importantes áreas de produção do Estado. Mudará a história econômica no Estado. Numa região em que 8 mil carretas trafegam diariamente. A construção da Transcerrados dará ao Piauí uma visibilidade social e econômica invejável porque nenhuma outra área no Brasil tem tanta visibilidade e oportunidade como a de abrangência dos Cerrados. Wilson se imortabilizará ao construí-la até o final da sua gestão. E poderá esquecer outros investimentos para implantar a Transcerrados
JUIZES AMEAÇADOS POR BANDIDOS
“Vivi como um prisioneiro, sempre acompanhado por policiais. Mesmo assim, quatro bandidos armados ainda entraram na minha casa para me matar. Fui obrigado a deixar o Acre para proteger minha família”
O juiz Pedro Francisco em treze anos de atuação no Acre, ele mandou para cadeia mais de cinqüenta traficantes e criminosos de colarinho branco, além do ex-deputado Hildebrando Pascoal – o homem que trucidava suas vítimas com uma motossera. Em 2005, a polícia prendeu um grupo de pistoleiros contratados para matá-lo.
“Nunca mais terei uma vida normal. Acredita que o magistrado não pode se ajoelhar diante dos criminosos, mas não aconselho um juiz jovem a fazer o mesmo que eu. Você perde sua vida, de um jeito ou de outro.”
Odilon de Oliveira, que atua há 24 anos no combate ao crime organizado próximo à fronteira com a Bolívia, e vive há quase treze anos com escolta 24 horas por dia.
Na magistratura faz 24 anos, Odilon foi responsável pela prisão de mais de uma centena (100) de criminosos ligados ao tráfico internacional de drogas. Somente nos últimos cinco anos, determinou o seqüestro de 260 imóveis usados pelas quadrilhas. Sua cabeça está a premio. Em 1998, quando sofreu a primeira ameaça de morte, ela valia uma fazenda no Paraguai. Hoje, a recompensa gira em torno de 300 mil dólares. Nos últimos anos a Polícia Federal descobriu oito planos para executá-lo.
“A Polícia Federal descobriu um plano para seqüestrar meus filhos e me obrigar a aceitar a transferência do Fernandinho Beira-Mar para o Rio de Janeiro. Fiquei uma semana dormindo em locais diferentes todas as noites. Tinha de levar meu caçula, de 3 anos, para o fórum comigo. Se tivessem conseguido seqüestrar meus filhos, como seria minha decisão?
Juíza Raquel Corniglion
A juíza Raquel Corniglion sobe o que o nome e a ficha de um criminoso podem significar na hora de tomar uma decisão. Ela atuou na área de execução penal do presídio de segurança máxima de Campo Grande entre 2007 e 2009, quando a cadeia tinha como detento o traficante Fernandinho Beira-mar. Em 2008, Raquel teve de decidir sobre um pedido de transferência de Beira-mar para o Rio de Janeiro. Durante o andamento do processo, a polícia descobriu que o bandido mais perigoso do país planejou raptar os filhos da juíza para força decisão a seu favor.
NB.: Três depoimentos à Veja de juízes que determinam a prisão e a posterior condenação de indivíduos que integram os bando do crime organizado. Os magistrados são permanentemente ameaçados de seqüestro e mortes, enquanto a Polícia Federal dar-lhes proteção dia e noite. A condenação desses bandidos é o começo da solução para extinção do crime organizado. Entretanto, necessita de mais magistrados estaduais e federais. O número é pequeno para a vastidão do Brasil e a quantidade de crimes cometidos, notadamente nas fronteiras e nos grandes centros.
Esses juízes cumprem, entretanto, um dever institucional. Precisam de mais proteção policial. E de salários mais condignos. Devem ser muito bem pagos. E não convem querer comparar com quem recebe salário mínimo. Os magistrados podem ser apenas professor. E todos sabem dos baixos salários que os professores recebem.
Coloco os depoimentos desses juizes no Blog Magno Pires porque conheço depoimentos de magistrados sobre a sua atuação profissional. Conheço desvio de conduta de membros, inclusive, pela imprensa, mas é uma minoria, certamente insignificante para o universo. O CNJ e o CNMP, porém, têm combatido eficazmente os desvios. A justiça tem malhado o seu desempenho. Tem avançado na solução mais rápido dos casos que lhe são submetidos.
O Brasil tem 2000 Juízes Federais, 500 deles atuam na esfera criminal.
PARA QUE SERVEM AS PALAVRAS?
Foto: web
“As palavras servem para estabelecer laços entre as pessoas – e para criar beleza”.
De Moacyr Scliar judeu, médico sanitarista – e escritor. Membro da Academia Brasileira de Letras, filho do Rio Grande do Sul.
Escreveu, dentre outras obras, o romance “Sonhos Tropicais” sobre o médico Oswaldo Cruz. Este espécie de patrono do sanitarismo do Brasil. Faleceu 27.2.2011, em sua terra natal, aos 73 anos, no Hospital das Clínicas em porto Alegre.
CONSTRUÇÃO DE CASAS EM TIMON
Estão sendo construídas 3 mil unidades habitacionais no município em parceria com a Caixa Econômica Federal. A prefeita Socorro Waquim entregou 3,2 mil casas, também construídas com o apoio financeiro da CEF.
FALE DEPUTADO FÁBIO NOVO
Foto: WEB
“TRE descumpriu regimento interno na convocação de juiz suplente para integrar a corte”, disse o deputado Fábio Novo, ao anunciar que os petistas vão recorrer da cassação do Prefeito Chico Antônio. O juiz convocado foi Viana Filho(JMN. Opinião, 3.3.2011)
MAGNO PIRES 4,4 MILHÕES DE RESULTADOS NO GOOGLE
O acadêmico Magno Pires obteve em 3/3/2011 4,4 milhões de resultados no Google, conforme pesquisa nessa data.
BANCO DO NORDESTE CONTRATOU R$ 2,3 BILHÕES
O Banco do Nordeste destinou R$ 2,3 bilhões para o segmento de Micro e Pequena Empresas (MPES) de sua área de atuação em 2010.
Esse mandato representa crescimento de 27% em relação aos valores contratados em 2009, e foi distribuído em 98,5 mil em operações, beneficiando quase 24 mil clientes (D.P)
PRIMEIRO PARLAMENTO CARBONO NEUTRO
Foto: web
A Câmara dos Deputados do Brasil é o primeiro Carbono Neutro do mundo. Os deputados plantaram 12 mil árvores. E compensou todo o carbono que produziu.
PALESTRAS DO EX-PRESIDENTE LULA
Foto: web
Se no Brasil Lula poderá receber até R$ 200 mil por palestra, no exterior, segundo petistas, o valor seria outro: 200 mil dólares.
CONDENAÇÃO DE GESTORES PÚBLICOS
A Justiça Federal proferiu 30 condenações contra ex-gestores públicos municipais por improbidade administrativa e crimes de responsabilidade, totalizando R$ 1.217.914,04 em 2010, os Procuradores da República no Piauí ajuizaram 452 ações, dentre ações públicas, ações de improbidade administrativa e ações criminais (J.M.N, 3.3.2011, A/4)
ANP INVESTE 50 MILHÕES EM POÇO DE GÁS
A Agência Nacional de Petróleo (ANP) vai perfurar em solo piauiense um poço estratégico, com o objetivo de definir a produção de gás natural no Estado. A perfuração representa um investimento inicial de R$ 50 milhões. (JMN)
TERRENO EM TIMON VENDIDO POR R$ 3 MILHÕES
Foto: web
Terreno urbano no município de Timon, Maranhão, às margens do Rio Parnaíba foi vendido por R$ 3 milhões. Mercado imobiliário continua aquecido.
CHUVA NOS CERRADOS AUMENTA
Foto: web
Até 28.2.2011, os índices pluviométricos das chuvas na microrregião de Antônio Almeida, Marcos Parente, Porto Alegre e Landri Sales marcavam um acumulado de 690 milímetros. A previsão é de que ultrapasse a média histórica de 1200 milímetros.
COMEMORAÇÃO TWEETPI
Será dia 20 de março o TWEETPI. O evento será o primeiro grande encontro dos tuiteiros do Piauí e será realizado no Buffet Cardinalle, das 14 horas às 18 horas (D.P. em Tempo, 4.3.2011)
O evento é uma realização do Portal AZ. A produção é da UMA, de Mariana Paz e Pepa Hidd.
BLOG MAGNO PIRES OFERECE PANETONES PARA ESTUDANTES
O Blog Magno Pires ofereceu 80 caixas de panetones para os estudantes do Curso de Gestão Pública, mantido pela Secretária Municipal de Administração e Recursos Humanos do município e a Prefeita de Timon, gestão Socorro Waquim. O evento está na 7ª turma, tendo certificado 431 alunos. A 8ª turma deverá iniciar no princípio de abril. A prefeitura capacitará 1.000 servidores públicos e membros da sociedade civil. É o único município do Brasil que mantém esse tipo de curso.
DEP. PAES LANDIM
Em ofício encaminhado ao Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB), o deputado federal José Francisco Paes Landim (PTB – PI), pede providências urgentes em relação ao caos social criado na microregião de São Raimundo Nonato com as constantes quedas quanto ao fornecimento de energia elétrica e atrasos nas ligações residenciais ou nos serviços de manutenção da rede (D.P, 4.3.2011)
CAÇAS PARA FORÇA AÉREA
A fabricante do Rafale dava como ganha a concorrência para vender novos caças à Força Aérea Brasileira. A compra foi postergada por falta de dinheiro. (Panorama. Sobe Desce, Veja, 9.3.2011, p. 32)
GIGANTE ALCOA EM BELO MONTE
O gigante Alcoa já fez saber ao governo que está interessado em participar do consórcio que vai operar a megausina de Belo Monte. (Panorama, Radar. Veja, 9.3.2011, p. 34)
BOLSA FAMÍLIA
Foto: web
O governo foi generoso com o benefício e aumentou-o em 20%, em média. Dias antes, fechou a mão com o salário mínimo: deu só 6,8%. (Panorama. Sobe Desce, Veja. 9.3.2011, p. 32)
36 BILHÕES EM PUBLICIDADE
Foto: web
A publicidade movimentou 36 bilhões de reais no Brasil em 2010, 18% a mais que no ano anterior.
IMIGRANTES NOS ESTADOS UNIDOS
Foto: web
11 milhões de imigrantes estão ilegais nos Estados Unidos, segundo relatório do Departamento de Segurança Interna. Os brasileiros são o oitavo maior grupo de estrangeiros sem documentos (Números, Veja, 9.3.2011, p. 32)
50. 000 REAIS PARA ATRIZ
Foto: web
50 mil reais, mensais é quanto a atriz Sthefany Brito receberá até 2012 do atacante Alexandre Pato, seu ex-marido. No Milan, ele ganha mais de 650.000 reais por mês. (Números, Veja, 9.2.2011, p. 32)
HPV ENTRE HOMENS
Vírus HPV
50% dos homens brasileiros, americanos e mexicanos possuem o vírus HPV, sexualmente transmissível e causador do câncer em mulheres. ( Números, Veja, 9.3.3011, p. 32)
O GOVERNADOR, TRANSCERRADOS E INVESTIMENTOS PRIVADOS
No final da década de 70 e início da de 80 lutei possessivo e desesperadamente pela implantação de uma unidade cervejeira da Antarctica, atual AMBEV, no Piauí. Tendo sido mais fácil convencer aos empresários, dirigentes do grupo a investir no Estado, que sensibilizar as autoridades piauienses para recebê-los. Mas, afinal, foi implantada. Imaginei ser a redenção do Estado. E a deflagração do seu processo de industrialização. A implantação da planta representava o maior investimento privado. Depois desse grande empreendimento, poucos foram executados, tendo o seu nível. Implantar indústria é tarefa difícil. Depende de vários diagnósticos e fatores, além da decisão. A AMBEV agigantou-se. Tornou-se a maior cervejaria do planeta. E o projeto do Piauí é, hoje, uma miniatura em relação ao programa de expansão do grupo. A empresa prefere outros mercados.
Mas, o Estado está recebendo grandes plantas industriais. A da Suzano – a mais comentada – porque tem abrangência interestadual (Piauí e Maranhão), desbravando um setor historicamente fraco no Piauí. A planta de 2.3 bilhões de dólares. Criação de 18 mil empregos diretos e indiretos, exploração de ramo inédito e/ou pioneiro na sua vasta área de atuação. É uma planta estutrurante. Desbrava um ramo industrial novo na história piauiense. Por isso, as cautelas do Estado e dos empresários devem ser fortes. A Suzano já adquiriu milhares de hectares onde fará o plantio de árvores para abastecer a unidade industrial, com maciça intervenção no meio ambiente, que sofrerá um grande impacto, porque a floresta nativa será substituída integralmente, embora os cuidados da tradição dos empreendedores no setor. Porém, a Suzano, com o seu poder, já conseguiu elevar o preço do hectare da terra, que passou de R$ 50,00 para R$ 350,00. E para R$ 500,00. Contudo, antes desses valores, adquiriu muita terra barata. Também aumentou fortemente seu patrimônio imobiliário. É assim mesmo. O capital age dessa forma aqui e alhures.
O BUNGE se instalou em Uruçui ainda no governo Mão Santa. Também atua no Piauí e no Maranhão, com unidades extratoras de óleo de soja. Houve também a introdução de plantio de eucaliptos em várias fazendas. O perfil das microrregiões de Uruçui e Bom Jesus, bem como Benedito Leite, Balsas e São Domingos de Azeitão (MA)... melhorou, embora os índices sociais sejam degradantes. A BUNG opera regulamente na região. Essas empresas absolvem pouca mão-de-obra. É a modernização tecnológica. Há, ainda, os investimentos da Vale e da Transnordestina, esta em implantação, aquela em fase de pesquisa e de diagnóstico, que darão forte impulso às regiões de abrangência.
Mas, como conheço os Cerrados piauienses, especialmente as microregiões de Uruçui e Bom Jesus, tendo visitado inúmeras áreas do Cerradão, asseguro ao governador Wilson Martins que o investimento mais essencial e relevante ao Piauí e ás regiões dos Cerrados é a construção da estrada Transcerrados. Nenhum outro projeto de infraestrutura terá tanta repercussão, projeção e custo beneficio que essa estrada, ligando os pólos produtivos e facilitando o escoamento da produção. É radicalmente socioeconômico. Os índices sociais serão transformados e a área dos Cerrados quintuplicará sua produção com a valorização fantástica de bens e serviços, com forte repercussão no PIB estadual. Faça, pois, imediatamente, a estrada governador. Esta é a principal obra. É a prioridade número um de sua administração.
Esses investimentos não resolvem o problema da pobreza e da miséria do Piauí. Contudo, como a Antarctica em 80, minimizam as agruras de muitos coestaduanos. E o reinício (ou) a retomada. Mas fica muito distante de Pernambuco, que está aplicando R$ 46 bilhões, com a previsão de implantação de 120 indústrias.
Registro Fotográfico da Inauguração do IFMA
Prefeita Muncipal, professora Socorro Waquim, fala da importancia do IFMA na capacitação de mão-de-obra especializada para indústrias e fábricas na Região Nordeste.
Registro Fotográfico da Inauguração do IFMA
Professor Sétimo Waquim, Deputado Federal, discursa em prestigiada solenidade de inauguração do IFMA
Aula inaugural instala Capus do Ifma em Timon
A Reitoria do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), realizou ontem (04), a aula inaugural que marca as instalações do Campus do Ifma em Timon. O campus inicia as suas atividades oferecendo 360 vagas nos cursos de Eletroeletrônica, Comércio e Vendas, nas modalidades Integrada, Subsequente e Educação de Jovens e Adultos.
A solenidade contou com presença da prefeita Socorro Waquim e do deputado federal Professor Sétimo (PMDB), principais artífices na luta e conquista da instalação do instituto no município.
Desde que assumiu mandato na Câmara dos Deputados, Professor Sétimo se enfronhou nos projetos que pudessem trazer benefícios para a população de Timon, principalmente os jovens, esquecidos por outros representantes do Maranhão. Escolhido como membro da Comissão de Educação, Sétimo assim que soube do projeto de instalação dos institutos tecnológicos pelo Ministério da Educação, lutou e conquistou para que Timon fosse um dos contemplados.
“Hoje estamos presenciando um sonho que virou realidade”, disse o professor antes da solenidade. “Com o apoio da prefeita Socorro Waquim e sua equipe estamos conquistando mais espaços de capacitação, informação e geração de emprego e renda para os jovens de Timon. Isso aqui é palpável. É uma obra de grande magnitude e futurista, pois daqui sairão profissionais para o mercado de trabalho brasileiro”, enfatizou.
Socorro Waquim disse que “a educação de Timon está de parabéns como essa grande obra educacional. Sei das críticas que venho recebendo por contas das dificuldades que tenho enfrentado no setor, mas as enfrento de pé, cabeça erguida e tenho superado cada obstáculo. O Campus de Timon é uma prova desse enfretamento, pois em nenhum momento desanimamos, muito pelo contrário continuamos firme e o resultado está aqui. Uma obra belíssima construída dentro de um padrão de qualidade altíssima e arquitetura arrojada, que vai trazer o futuro para muitos lares timonenses. Como educadora me sinto muito feliz e poder proporcionar a libertação de jovens que sairão daqui com uma formação profissional que ninguém poderá tirar”, afirmou a prefeita.
As palavras do professor José Ferreira Costa, reitor do Instituto Federal do Maranhão, José Ferreira Costa foram de agradecimentos, tanto na ordem pessoal aos professores Sétimo e Socorro, quanto ao governo federal e prefeitura pela parceria empreendida com o IFMA para a construção e instalação do Campus de Timon. Esse agradecimento foi manifestado através de homenagem com entrega de uma placa pela diretora geral do Campus Timon, Márcia Moreno.
Inauguração pelo presidente Lula
O Campus Timon foi oficialmente inaugurado no dia 27 de dezembro do ano passado, em cerimônia realizada em Brasília. As unidades de Caxias, Pinheiro e Santa Inês também foram oficializadas nessa data.
Reconhecimento
A prefeita Socorro Waquim e o deputado Professor Sétimo reconheceram todo o trabalho iniciado pela comissão de instalação do Campus, que era coordenada por José de Jesus Rego (Zezinho), Professor Luis Santos e toda sua equipe responsável por iniciar todo o processo para a construção desse grande projeto. Também ressaltou o empenha da secretária Suely Mendes (Educação), diligente e empenhado no projeto educacional para Timon.
Fonte: Portal da Prefeitura Municipal de Timon
Timon é destaque no informativo da Eletrobrás
O município de Timon é destaque no jornal informativo “Novo Tempo”, edição 2, deste mês, da Eletronorte, concessionária da Eletrobrás no Maranhão, pelo seu trabalho realizado nas escolas municipais com a implantação do Procel Educação que estabeleceu economia nas contas de energia elétrica foi de 113 mil reais, suficiente para a conquista do “Prêmio Procel Cidade Eficiente em energia Elétrica” na modalidade Educação, entregue a Secretária de Educação do Município de Timon, Professora Suely Mendes recebe, no dia 11 de novembro do ano passado, em Campinas–SP, no III Seminário de Gestão da Qualidade – Excelência na Administração, o Prêmio Procel Cidade Eficiente em Energia Elétrica”, na modalidade Educação.
Trata-se da 7ª Edição do Prêmio, concedido pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) e a Eletrobrás através do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). Referido prêmio coloca como exemplo boas práticas de eficiência no consumo de energia elétrica realizado em municípios brasileiros no período de dois anos (2008 e 2009).
Em Timon, 35 unidades escolares participaram do programa, executado pela Eletronorte através do Procel – Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, vinculado ao Ministério de Minas e Energia. Timon é única cidade do Norte e Nordeste brasileiro que concorreu à Premiação.
De acordo com informações prestadas pela Secretária de Educação do Município, Professora Suely Mendes, as unidades escolares incluídas no Procel Educação em Timon, desde 2008, conseguiram economizar 113 mil reais aos cofres públicos municipais, o que representa 308 mil kilowatts/hora a menos no consumo de energia elétrica. “Para atingir o objetivo foram realizadas palestras, capacitação dos funcionários, sensibilização das comunidades escolares além de workshops sobre consumo energético e preservação ambiental”, informou a Secretária.
“A Unidade Escolar José Waquim, localizada no bairro Parque Alvorada, possui mais de 700 alunos matriculados, do 1º ao 9º ano e EJA, com aulas em todos os turnos, conseguiu superar em três vezes a meta estipulada pelo Programa”, afirma a Professora Maria do Amparo, Diretora da Unidade Escolar que também explicou que os resultados obtidos foram possíveis a partir de medidas simples, como o desligamento de lâmpadas e ventiladores quando as salas de aula estavam inativas e a troca de lâmpadas incandescentes por fluorescentes.
Na zona rural de Timon, a Unidade Escolar Zelina Assunção, localizada no povoado Cão Açu, o uso alternativo de energia solar é o grande diferencial. Sob orientação da equipe do Procel Educação, garrafas pet recicladas passaram a ser utilizadas para auxiliar na iluminação das salas. Especialmente acopladas ao telhado, as garrafas preenchidas com água transportam de forma eficiente a luz do ambiente externo para o interno. Segundo relatório da Eletronorte, o sistema consegue substituir com eficiência o uso de lâmpadas fluorescentes. Para 2010, as parcerias do Procel Educação em Timon com a Companhia Energética do Maranhão, CEMAR e com a Secretaria Municipal de Limpeza Pública (SELMA), já estão firmadas. Além das escolas municipais os prédios públicos agora também estão incluídos no programa.
Fonte: Portal da Prefeitura Municipal de Timon
Rede federal de educação profissional terá R$ 150 mi para assistência estudantil em 2011
O Ministério da Educação repassará à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, em 2011, R$ 150 milhões para investimento em assistência estudantil. É a primeira vez que os institutos federais e os centros federais de educação tecnológica terão repasses específicos para aplicar em programas dessa natureza. Antes, a reserva de verbas era decidida internamente pelos membros da rede.
Os valores foram definidos proporcionalmente ao número de matrículas de cada unidade. O Nordeste terá a maior parte dos recursos. São mais de R$ 46 milhões investidos nos onze institutos federais localizados na região.
Entre os estados, Minas Gerais e Rio de Janeiro receberão juntos cerca de um quinto da verba, com R$ 13,8 milhões e R$ 14 milhões, respectivamente, o que totaliza R$ 27,8 milhões.
Para Caetana Juracy Rezende, coordenadora de políticas da educação profissional do MEC, deve-se investir cada vez mais em programas de assistência a alunos carentes. “Temos um cenário novo, com mais oportunidades a pessoas de baixa renda que, em alguns casos, saem de seus estados para estudar em uma instituição da rede”, ressalta.
A assistência estudantil integra uma política da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC que engloba uma série de ações, que vão desde o atendimento a necessidades básicas dos estudantes, como bolsas, auxílio-transporte, alojamento, alimentação, até acompanhamento pedagógico.
Os benefícios, que variam de acordo com a instituição e perfil da comunidade atendida, combatem a evasão e buscam melhorar as condições de ensino e desempenho em sala de aula.
CORPO DE EX-VEREADOR É SEPULTADO
Foto: web
O ex-vereador Valdinar Pereira dos Santos foi sepultado no final da tarde de ontem (3.3.2011) no centro de Teresina, depois do velório na Câmara Municipal e de receber as últimas homenagens no Bairro Mafuá. Valdinar Pereira morreu na última quarta-feira, aos 64, vítima de infarto.
Ele era enfermeiro, acadêmico de medic ina e mantinha uma fundação no Bairro Mafuá, onde atendia a população com serviços de saúde gratuitamente. (D.P)
PIB cresce 7,5% em 2010
Foto: web
O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro — soma de todos os bens e serviços produzidos no País — cresceu 7,5% no acumulado de 2010, em relação ao mesmo período de 2009. O crescimento é o mais elevado desde 1986, quando também houve variação de 7,5%. Entre 2001 e 2010, o crescimento anual médio foi de 3,6%, acima do registrado na década anterior (1991-2000), quando o PIB a preços de mercado cresceu, em média, 2,6%. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (3).
Após o encontro que teve com o primeiro-ministro do Timor Leste, Xanana Gusmão, em visita oficial ao Brasil, a presidenta Dilma Rousseff fez uma avaliação sobre o resultado do PIB: “Esperávamos que o crescimento fosse elevado. 7,5% é um número bastante razoável e demonstra que o Brasil tem capacidade de crescer”, afirmou.
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que a alta é "excepcional", e aconteceu no fim da crise, após a queda de 0,6% registrada em 2009. "Se considerarmos o PIB a preços de paridade e poder de compra, em conta ainda não oficial, a ser feita pelo FMI [Fundo Monetário Internacional] ou pelo Banco Mundial, atingimos um PIB de R$ 3,6 trilhões, o que nos coloca em sétimo lugar, superando a França e o Reino Unido", afirmou o ministro, durante entrevista coletiva em Brasília. Mantega acrescentou que o Brasil está entre os cinco países do G-20 que mais cresceram no período, ficando atrás apenas da China, da Índia, da Argentina e da Turquia.
O motivo desse desempenho foi o crescimento de 6,7% no Valor Adicionado a preços básicos e do crescimento de 12,5% nos Impostos sobre Produtos líquidos de Subsídios. Entre os componentes da demanda interna, houve destaque para o crescimento da Despesa de Consumo das Famílias, que voltou a acelerar e registrou expansão de 2,5% no último trimestre de 2010. Pelo lado do setor externo, tanto as Exportações de Bens e Serviços como as Importações de Bens e Serviços apresentaram crescimento, de 3,6% e 3,9%, respectivamente.
A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF, ou investimento) desacelerou e teve variação de 0,7% no quarto trimestre de 2010. Já a Despesa de Consumo da Administração Pública, teve variação negativa de 0,3% em relação ao terceiro trimestre.
Fonte: Portal Brasil
AGU derruba liminar que impedia instalação do canteiro de obras da hidrelétrica de Belo Monte
Foto: web
O canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte (UHE) poderá retomar as atividades após decisão do desembargador federal Olindo Menezes, presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). O presidente do TRF1 acatou pedido de Suspensão de Liminar protocolado pela Advocacia-Geral da União (AGU) no início da semana e entendeu que não há necessidade de cumprimento de todas as condicionantes listadas na licença prévia para a emissão da licença do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Na decisão, o desembargador considerou que "o Ibama tem monitorado e cobrado o cumprimento das diretrizes e exigências estabelecidas para proceder ao atendimento de requerimentos de licenças para a execução de novas etapas do empreendimento".
Na sexta-feira (25) o juiz da 9ª Vara Federal de Belém (PA) suspendeu a eficácia da licença, considerando que não foram cumpridas exigências relacionadas à infraestrutura, saneamento, saúde e educação para a instalação do canteiro de obras da UHE Belo Monte. O magistrado chegou a determinar ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que deixasse de transferir recursos para o empreendimento.
No recurso, a AGU afirmou que a "instalação desta primeira parcela da obra não implica necessariamente a concessão da licença seguinte, devendo o empreendedor demonstrar, a cada etapa, o cumprimento das exigências do licenciamento".
De acordo com a AGU, "a licença de instalação para as etapas inicias deve ser compreendida como conseqüência da finalização de exaurientes estudos técnicos, os quais constaram que as condicionantes cumpridas até o momento são suficientes para a realização desta fase inicial da obra".
Fonte: Portal Brasil
Aula inaugural do Ifet Timon será no próximo dia 4
Foto: web
Está marcada para o dia 04, sexta-feira próxima, às 15hs, a aula inaugural do Campus de Timon, Ifet, antigo Cefet. Construído no final da Avenida Luis Firmino de Sousa, bairro Cinturão Verde.
O Cefet é uma conquista dos estudantes timonenses embasada na luta do deputado federal Professor Sétimo (PMDB) e da professora Socorro Waquim, prefeita de Timon.
A obra faz parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), cuja proposta curricular abrange educação superior, básica e profissional.
A estrutura física é composta de quatro galpões que irão acomodar salas de aula e dois galpões destinados para instalação de oficinas e laboratórios, biblioteca, teatro, restaurante e praça de alimentação e lazer. “Ao todo são 18 salas e um investimento aproximado de 4,5 milhões de reais.
“A vinda do Instituto Federal de Educação Tecnológica para Timon significa uma séria de oportunidades de trabalho numa instituição federal que é garantia de qualificação técnica profissional para os jovens”, declarou o Professor Sétimo Waquim ao acrescentar que é a oportunidade de formar a juventude em casa. “Nossos jovens terão a oportunidade de conseguir uma formação em nível superior em um dos centros de educação tecnológica mais referendados do Brasil”, acrescentou.
SÍLVIO BERLUSCONI SOBRE AS MULHERES
Foto: web
“As mulheres que me conhecem sabem que lhes tenho muita consideração e respeito”.
&nbhttp://www.blogger.com/img/blank.gifsp; Sílvio Berlusconi, Primeiro Ministro-Italiano, que vai ser processado por fazer sexo com uma menor. Veja Essa, 23.2.2011.
DO JOGADOR RONALDO – O FENOMENO
Foto: web
“(Minha Carreira) foi linda, maravilhosa e emocionante. Eu queria continuar, mas não consigo”
Ronaldo, o fenômeno, ao anunciar o fim de sua carreira.
DO DEPUTADO TIRIRICA
Foto: web
“Cá para nós, eu votei com o povo. Eu vim de onde? Quem me colocou aqui? Eu não estou aqui por acaso”
Do Tiririca, deputado federal (PR – SP), negando que tenha votado a favor do mínimo de 600 reais por engano. Veja essa, 23.2.2011.
ATRIZ CAMILA PITANGA
Foto: web
“Não tenho nenhum interesse em posar nua” Camila Pitanga, a Carol da Novela da Globo, Veja Essa.
A TRAGÉDIA DOS POVOS POBRES
Os leitores desta coluna terão o prazer de ler o artigo do economista Luiz Carlos Bresser Pereira, ex-ministro de FHC, com o título acima publicado na Folha de São Paulo de 27/02/2011, p. A 24:
“As revoluções são sempre realizadas pelo povo, mas, muitas vezes, ele é, no fim das contas, derrotado. Faço essa afirmação pensando no que acontecerá depois das revoluções na Tunísia e no Egito, e do banho de sangue que está acontecendo na Líbia.
As revoluções podem ser revoltas contra o "antigo regime", como o foram a Revolução Francesa de 1789 e a russa de 1917, ou podem ser revoluções de união nacional, como foram as revoluções de Bismarck na Alemanha e a de Garibaldi na Itália, ou podem ser revoluções de libertação nacional como foram a de Gandhi e Nehru, na Índia, e a de Mao Tse-tung, na China.
Há ainda as revoluções de afirmação nacional, como foi a Revolução Mexicana de 1910.
Mas quando o povo é, afinal, vitorioso nessas revoluções? Não é fácil responder a essa questão. Nunca suas esperanças maiores são efetivamente realizadas.
Ao mesmo tempo, é impossível negar que o povo avançou em cada uma das revoluções que eu citei acima, exceto a soviética.
Deixemos, porém, grandes revoluções de lado e pensemos nas revoluções nacionalistas nos países em desenvolvimento -nas bem sucedidas como a de Kemal Atatürk na Turquia, em 1922, ou a de Getúlio Vargas no Brasil, em 1930, e no grande número de revoluções que, afinal, fracassaram.
A grande tragédia dos povos pobres, como são os povos do Oriente Médio que estão se revoltando, é que eles só serão vitoriosos se os novos governos forem capazes de conduzir seus países à revolução nacional e capitalista e, portanto, ao desenvolvimento.
Mas, para isso, falta a esses povos uma sociedade civil forte como existe nos países ricos e nos países de renda média. No Oriente Médio, muitas revoluções de libertação ou de afirmação nacionais foram realizadas, mas poucas vingaram.
Algumas foram simplesmente esmagadas pelas potências imperiais, como foi o caso da revolução de Mossadegh no Irã, em 1955, ou de Nasser, no Egito, em 1967.
Outras, localizadas no extremo oposto, não vingaram porque o político ou o militar vitorioso logo se associou às potências imperiais e às elites locais corrompidas e também se corrompeu.
Foi o caso, por exemplo, de Ben Ali na Tunísia ou de Saddam Hussein no Iraque. Outras ainda, como é o caso da revolução na Líbia de Gaddafi, inicialmente pretenderam ser libertadoras de seu povo, e, por isso, encontraram forte oposição das potências ocidentais, mas também dele se desligaram e se corromperam, sendo então seus dirigentes aceitos pelas potências ocidentais.
Existe solução para esta tragédia dos povos pobres? Sim, mas o caminho é difícil. Eles são fortes no momento da revolução, quando se mobilizam e, muitas vezes, se tornam heroicos, como estamos hoje vendo no Oriente Médio.
Mas depois perdem coesão e abrem espaço para o domínio das velhas elites e dos interesses estrangeiros. É preciso que cada povo se constitua em nação e logre fazer valer sua vontade nacional, mas a pobreza e o baixo nível de educação são obstáculos para atingir isso.
A alternativa é contar com um líder comprometido moralmente com a população, mas tal situação depende da sorte ou da fortuna -uma deusa amada, mas com a qual não podemos contar.”