O município de Timon é destaque no jornal informativo “Novo Tempo”, edição 2, deste mês, da Eletronorte, concessionária da Eletrobrás no Maranhão, pelo seu trabalho realizado nas escolas municipais com a implantação do Procel Educação que estabeleceu economia nas contas de energia elétrica foi de 113 mil reais, suficiente para a conquista do “Prêmio Procel Cidade Eficiente em energia Elétrica” na modalidade Educação, entregue a Secretária de Educação do Município de Timon, Professora Suely Mendes recebe, no dia 11 de novembro do ano passado, em Campinas–SP, no III Seminário de Gestão da Qualidade – Excelência na Administração, o Prêmio Procel Cidade Eficiente em Energia Elétrica”, na modalidade Educação.
Trata-se da 7ª Edição do Prêmio, concedido pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) e a Eletrobrás através do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). Referido prêmio coloca como exemplo boas práticas de eficiência no consumo de energia elétrica realizado em municípios brasileiros no período de dois anos (2008 e 2009).
Em Timon, 35 unidades escolares participaram do programa, executado pela Eletronorte através do Procel – Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, vinculado ao Ministério de Minas e Energia. Timon é única cidade do Norte e Nordeste brasileiro que concorreu à Premiação.
De acordo com informações prestadas pela Secretária de Educação do Município, Professora Suely Mendes, as unidades escolares incluídas no Procel Educação em Timon, desde 2008, conseguiram economizar 113 mil reais aos cofres públicos municipais, o que representa 308 mil kilowatts/hora a menos no consumo de energia elétrica. “Para atingir o objetivo foram realizadas palestras, capacitação dos funcionários, sensibilização das comunidades escolares além de workshops sobre consumo energético e preservação ambiental”, informou a Secretária.
“A Unidade Escolar José Waquim, localizada no bairro Parque Alvorada, possui mais de 700 alunos matriculados, do 1º ao 9º ano e EJA, com aulas em todos os turnos, conseguiu superar em três vezes a meta estipulada pelo Programa”, afirma a Professora Maria do Amparo, Diretora da Unidade Escolar que também explicou que os resultados obtidos foram possíveis a partir de medidas simples, como o desligamento de lâmpadas e ventiladores quando as salas de aula estavam inativas e a troca de lâmpadas incandescentes por fluorescentes.
Na zona rural de Timon, a Unidade Escolar Zelina Assunção, localizada no povoado Cão Açu, o uso alternativo de energia solar é o grande diferencial. Sob orientação da equipe do Procel Educação, garrafas pet recicladas passaram a ser utilizadas para auxiliar na iluminação das salas. Especialmente acopladas ao telhado, as garrafas preenchidas com água transportam de forma eficiente a luz do ambiente externo para o interno. Segundo relatório da Eletronorte, o sistema consegue substituir com eficiência o uso de lâmpadas fluorescentes. Para 2010, as parcerias do Procel Educação em Timon com a Companhia Energética do Maranhão, CEMAR e com a Secretaria Municipal de Limpeza Pública (SELMA), já estão firmadas. Além das escolas municipais os prédios públicos agora também estão incluídos no programa.
Fonte: Portal da Prefeitura Municipal de Timon
Nenhum comentário:
Postar um comentário