O acadêmico, advogado e analista político Magno Pires sempre assegurou nos seus artigos semanais no Diário do Povo e neste blog que o governador Wilson Martins seria reeleito. Magno Pires publicou cerca de 50 artigos sobre a sucessão de 2010.
Aliás, Magno Pires foi o único dos analistas políticos do Estado que acertou na escolha de Wilson pela base governista, como candidato da situação, além de assegurar também que o governador Wellington Dias deixaria o governo, apoiaria Wilson Martins, preterindo Marcelo Castro (PMDB), Antônio José Medeiro (PT) e João Vicente Claudino (PTB), também candidatos ao cargo, para candidatar-se ao Senado da República.
Reeleito governador, Wilson Martins deverá negociar com todos os partidos da sua base, mas sem receber imposição, porque reordenará a sua administração, dando-lhe uma feição própria e nova, com mudanças em secretarias estratégicas, embora os grandes programas, planos e projetos iniciados e não concluídos na administração Wellington Dias permaneçam porque são essenciais ao desenvolvimento sustentável do Piauí. E são de integração, como a Ferrovia Transnordestina, por exemplo.
sábado, 30 de outubro de 2010
Wilson será reeleito neste domingo, 31.10.2010.
WILSON, 58%; SÍLVIO, 42%
 Wilson (PSB) abre vantagem de 16 pontos percentuais sobre o tucano Sílvio Mendes.
 A última pesquisa TV – Globo/ IBOPE assegura a reeleição do governador Wilson Martins (PSB), com Wilson obtendo 58% e Sílvio 42% dos votos válidos.
DEBATE DOS CANDIDATOS A GOVERNADOR
Foto: web
Mesmo com as habituais agressões de Sílvio Mendes (PSDB) ao governador Wilson Martins (PSB), a reeleição de Wilson está assegurada para domingo, 31.10.2010.
As pegadinhas do tucano não surpreendem, pois Wilson respondia com serenidade e segurança às criticas exacerbadas do tucano. Sílvio sempre dissimulado e “dono da verdade”, mas os telespectadores não acreditam na profissão de fé de Sílvio, que procurava desbancar o governador sistematicamente.
De um modo geral o debate agradou e atendeu aos objetivos, embora, repitam-se, as constantes críticas de Sílvio que prentendiam lançar por terra ou desconstituir as benfeitorias do governador no Estado do Piauí.
O tucano quer ganhar a eleição no rádio e na televisão ou no debate. É impossível. Porque Wilson tem mais experiência político-administrativa e muito mais serviço prestado ao Estado. E, para ganhar, não tem um Lula pedindo voto, tampouco uma candidata com a postura de Dilma Rousseff, com todas as pesquisas assegurado-lhes vitória folgada do domingo, 31.10.2010.
Wilson será eleito domingo. A sua vitória, porém, será creditada principalmente ao seu trabalho, sua determinação e firmeza. Parabéns governador Wilson.
DILMA E SERRA VOTAÇÃO IGUAL
Foto: web
534 foi o número de votos recebidos tanto pelo tucano Serra quanto pela petista Dilma na única cidade paulista onde eles empataram: Mesópolis, que, em grego, quer dizer cidade do meio.
FUSÃO PROPOSTA POR LULA
O presidente Lula quer fundir o PSB e o PC do B no seu PT, mas Eduardo Campos, Governador de Pernambuco, do PSB, e Renato Rebelo, do PC do B, foram contra. Lideres dos partidos também rejeitaram. Lula acha que sem essa fusão, o PMDB terá mais vantagem no eventual governo de Dilma Rousseff por ser o maior partido do Brasil.
TIRIRICA PERDA DO MANDATO
Foto: web
Notificado pela Justiça o deputado federal eleito Tiririca, do PR de São Paulo, de que está sendo acusado da falsificação do documento entregue ao fazer o registro de sua candidatura, na qual declara saber ler e escrever, requisitos necessários para exercer mandato parlamentar. Se a acusação for comprovada em todas as instâncias, ele poderá perder o mandato, mas os votos recordistas que recebeu continuam valendo para a sua coligação partidária.
MAIS DE UM DIPLOMA
Foto: web
Diploma universitário é importante, sem dúvida. Mas o que começa a fazer diferença num currículo, na hora de definir a remuneração, é a pós-graduação. Segundo estimativas da fundação Getúlio Vargas, ela pode representar uma melhoria salarial de até 100%. Outro estimulo é a qualidade dos cursos, que segundo o Ministério da Educação, tem melhorado.
quinta-feira, 28 de outubro de 2010
WILSON, 54, 69%; SÍLVIO, 45,41%
Foto: web
Wilson (PSB) abre vantagem de 9,38% sobre Sílvio Mendes (PSDB). Wilson, 54,69%; Sílvio, 45,41%. Jornal Meio Norte e Instituto Amostragem ouviram 1.600 eleitores, distribuídos em 71 municípios 15 microrregiões do Piauí.
Mantido esse percentual de 9,38% sobre Sílvio Mendes, a praticamente 72 horas das eleições, 31.10, domingo, a reeleição do governador Wilson Martins está assegurada com uma vantagem de 146 mil sobre o tucano Sílvio; e desde que votem 1.557.251 eleitores, com votos válidos, mesma quantidade de votantes do 1° turno.
Dificilmente Sílvio Mendes reverterá esse quadro favorável a Wilson, que postula a reeleição.
DILMA TEM 58% E SERRA 41%. DILMA COM 17,2% ACIMA DE SERRA
Foto: web
A pesquisa Sensus divulgada ontem (27.10) pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) mostra Dilma com 58,6% dos votos válidos e José Serra (PSDB) com 41,4%.
O levantamento foi realizado entre 23 e 25 de outubro e ouviu 2 mil pessoas em 136 municípios do Piauí.
Esses números dão ampla vantagem para a petista Dilma Rousseff (PT) e dificilmente Serra (PSDB) conseguirá ultrapassá-la a praticamente 72 horas da eleição.
WILSON MARTINS MAIS VOTOS CONSOLIDADOS
Foto: web
O resultado da pesquisa apontou que 90,88% dos que declararam votar em Wilson Martins para reeleição ao Governo do Estado afirmam que não votarão em outro candidato.
Dos eleitores do governador Wilson Martins apenas 7,27% disseram que podem votar no outro candidato e 1,85% não quiseram ou não souberam opinar sobre a questão.
Entre os eleitores de Sílvio Mendes, 89, 29% declaram que não votarão em outro candidato, enquanto 7,89% afirmaram que poderão votar em outro candidato.
Então, diante desses números os votos que os candidatos ao governo estão disputando são os 337.028 votos de João Vicente Claudino, os quais preferem votar em Wilson Martins. Mais um motivo que assegura a reeleição do governador do Piauí.
CIRO GOMES, ROMÁRIO, MARCELINHO TAMBÉM APOIAM WILSON MARTINS
Foto: web
O ex-governador dO Ceará, ex-ministro da Fazenda e deputado federal, Ciro Gomes, esteve no Piauí fazendo campanha para a reeleição de Wilson Martins.
Também estiveram no Piauí, os jogadores Romário e Marcelinho para fortalecer a campanha da reeleição do governador Wilson Martins.
SOCORRO WAQUIM REAFIRMA APOIO PARA WILSON
Foto: web
A prefeita Socorro Waquim em reunião com mais de 450 lideranças do vizinho município de Timon reafirmou o seu integral apoio à reeleição do governador Wilson Martins.
Ressaltou para os liderados que Wilson Martins trouxe para Timon o mais moderno sistema de transporte urbano do mundo – o metrô de superfície.
Ademais, abre as portas dos hospitais públicos do Piauí para atender milhares de timonenses que necessitam de apoio e amparo médico. Socorro está pedindo voto para Wilson, que também é seu colega na Universidade Federal do Piauí.
GOVERNADOR REELEITO DE PERNAMBUCO, EDUARDO CAMPOS, TAMBÉM NO PIAUÍ
Foto: web
O governador reeleito de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), esteve em Teresina para apoiar a reeleição do seu colega Wilson Martins.
Eduardo Campos destacou as qualidades de Wilson Martins e enumerou as várias obras construídas por Wilson e Wellington (PT).
RENATO CASAGRANDE APOIA WILSON
Foto: web
O governador eleito do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), esteve em Teresina para apoiar a reeleição de Wilson Martins.
terça-feira, 26 de outubro de 2010
WILSON E DILMA ? SIM
Foto: web
O candidato tucano Sílvio Mendes (470.660) e o petebista João Vicente (337.028) obtiveram no 1° turno 807.688 votos, equivalente a 51, 62% dos votos; enquanto o peessedebista Wilson Martins 725.563, análoga a 46,37% da votação válida. A diferença de votos entre os concorrentes Sílvio Mendes/João Vicente e Wilson Martins foi de apenas 82.125 votos. O governador Wilson bateu na trave, porém, não conseguiu fazer gol, perdendo o jogo por menos de 4 pontos percentuais, considerada a votação dos 2 outros postulantes. Ainda, Wilson obteve 254.903 votos sobre Sílvio.
A presidenciável Dilma Rousseff (PT) teve 47.570.048 votos (46,88%), enquanto o tucano 33.101.642(32,62%), com uma diferença de 14.468.406 de votantes pro Dilma no 1° turno. Somando-se a votação de Serra (PSDB) e de Marina Silva (PV) 19.628.445 votos (19,34%), tem-se 52.730.087 da votação válida. Também para o 1° turno. Dilma também bateu na trave, contudo, não conseguiu golear. Por aproximadamente 3,22 pontos percentuais perdera para Serra, justamente por conta da votação atribuída a Marina (PV).
Não tenho a menor dúvida de que a verde Marina levou a eleição presidencial para o 2° turno, bem como João Vicente Claudino, com os seus 337.028 votos, precipitou o 2° turno em solo piauiense, ajudando derrotar Wilson com Sílvio Mendes.
Esse foi o cenário da eleição estadual do Piauí e da nacional, ambas indo para o 2° turno. E com esse quadro do 1° turno, dificilmente Dilma e Wilson serão suplantados, respectivamente, por Serra e Sílvio Mendes. Evidentemente que pode haver uma virada beneficiando os tucanos, desde que haja um fato inédito que solape todos os créditos obtidos por Dilma e Wilson na opinião pública, o que é praticamente inconcebível há 7 dias da eleição (31.10).
O eleitorado do Brasil e, particularmente, do Piauí, já teria definido os seus candidatos. Dilma, por conseguinte, ficou atrás de Serra e de Marina por apenas 4.160.039 votos, muito pouco, para um universo democrático de 100.300.135 votos válidos. Enquanto no Piauí, os dois concorrentes João Vicente e Sílvio lançaram sobre Wilson uma maioria de apenas 82.125 votos. Porém, Wilson jogou uma maioria de 254.903 sobre Sílvio – o seu principal adversário.
Evidente que o 2° turno é também uma eleição, mas muito diferente dos eventos tradicionais, porque apenas duas pessoas postulam os cargos: de governador e de presidente. No primeiro turno são 6 votos, o que atrapalha os eleitores menos letrados na hora de votar.
Ademais, não é exato, mas há uma tendência do eleitor sufragar o mesmo candidato no 2° turno. Portanto, a disputa a nível nacional, é notoriamente pelos 19.628.445 sufrágios de Marina (a candidata preferiu a neutralidade. Pior decisão para um líder) e no Piauí a corrida é pelos 337.028 votos de João Vicente, cuja coligação, na maioria, aderiu a Wilson. Por isso, entendo, que Wilson e Dilma serão vitoriosos.
DILMA 12 PONTOS NA FRENTE DE SERRA
Foto:web
Pesquisa IBOPE aponta a candidata do PT, Dilma Rousseff, com 56% dos votos válidos para presidente. O adversário José Serra com 44%. A vantagem, portanto, é de 12 pontos.
POLICIA APREENDE 243 GALOS EM TIMON
Policiais do 1° DP de Timon, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Vigilância Sanitária apreenderam 243 aves, entre adultos e filhotes, encontrados enjaulados em uma chácara no bairro Mateuzinho.
PRESIDENTE DO SENADO
Foto: web
Com a desistência de Sarney, o PMDB, com partido de maior bancada, indicará o futuro presidente do Senado. É a praxe.
DOIS NOMES PARA PRESIDENTE
Foto: web
Entre os senadores são “candidatos naturais” à presidência dois ex-ocupantes do cargo: Garibaldi Alves (RN) e Renan Calheiros (AL). (Cláudio Humberto, JMN, 201.10.2010)
DEPUTADO FEDERAL E SENADOR CIRO DIZ QUE WILSON SERÁ REELEITO
Foto: WEB
O senador eleito Ciro Nogueira (PP) disse ontem que só é possível considerar um candidato eleito, após a abertura das urnas e a contagem dos votos, mas acredita que a vitória do governador Wilson Martins (PSB) para o Governo do Estado está viabilizada.
ZÉ MAIA APOIA WILSON
Foto: web
Unindo forças com os irmãos Raimundo Maia (PSB), prefeito de Itainopólis e Tadeu Maia (PSB), ex-deputado e atual Secretário Estadual de Governo, o prefeito de Vera Mendes, José de Andrade Maia (PP), decidiu apoiar a candidatura à reeleição do governador Wilson Martins no 2° turno da eleição. No primeiro turno, Zé Maia apoiou a candidatura do ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (PSDB). (Sua Cidade, Jornal Meio Norte).
VIAGEM DE LULA AO PIAUI
Foto: web
Lula amplia e asfalta 3 rodovias no Piauí. O presidente amplia BR – 135, de Bertolínia a Elizeu Martins; e pavimenta as BR’s – 235 e 020, de São Raimundo Nonato até a divisa do Piauí com a Bahia. ( Jornal Meio Norte, 12.10.2010)
PARABÉNS PARA POLICIAS CIVIL E MILITAR
Foto: web
As policias civil e militar estão de parabéns pelo grande sucesso da Operação Alcalóides, com a prisão de 27 traficantes de droga e o sequestro de dinheiro e imóveis dessa quadrilha de traficantes.
domingo, 24 de outubro de 2010
DILMA SERÁ ELEITA PRESIDENTE (CONTINUAÇÃO)
Foto: web
Os tucanos, através de FHC e Serra, permitiram que o FMI impusesse acordos inconcebíveis à nossa sabedoria, o que não se registrou no governo de Lula.
Os tucanos, através de FHC e Serra, submeteram-se à política externa ditados pelos países ricos, especialmente Estados Unidos, o que não está ocorrendo com Lula. Há uma autonomia nacional quanto a esse ponto.
Sem Serra e FHC, 28 milhões de brasileiros deixaram a miséria absoluta. Os tucanos em 8 anos não conseguiram isso.
O governo do presidente Lula está implantando 2 refinarias da Petrobras no Nordeste. Uma em Pernambuco e a outra no Maranhão.
O governo do presidente Lula está implantando a ferrovia Transnordestina interligando os Estados do Ceará, Piauí e Pernambuco. Com essa estrada, o sistema ferroviário do Nordeste estará todo interligado, possibilitando o escoamento da produção, especialmente dos Cerrados piauienses.
O governo do Presidente Lula deverá entregar até 31.12.2010 2 milhões de casas populares. Fato inédito na Administração Federal.
O presidente Lula passará à história como presidente que mais construiu sistema de saneamento de esgoto no Brasil.
No governo de Lula foi solucionado o lenga lenga da dívida externa, eterno problema de administrações anteriores, e sempre com a história de intervenção no país. Com Lula não houve isso.
Lula ampliou o Bolsa-Família. No governo FHC e de Serra era um programa tímido. São repassados ao programa 13 bilhões anualmente.
Voto em Dilma e Wilson justamente por essas ações desenvolvidas no governo de Lula. Dilma dará continuidade às ações ainda em andamento (ou em execução) no governo Lula, como as refinarias de Pernambuco e Maranhão, que criarão 100 mil empregos.
Dilma, portanto, será eleita em 31.10.2010 e Wilson reeleito também.
Dilma a primeira mulher presidente. E Wilson o primeiro doutor que governará o Piauí.
sábado, 23 de outubro de 2010
DILMA SERÁ ELEITA PRESIDENTE
O ex-governador e senador eleito pelo poderoso Estado de Minas Gerais, Aécio Neves, diz que dará maioria ao presidenciável José Serra no 2º turno em Minas. Justamente por ter sido eleito senador e também conseguir eleger o seu candidato Antônio Anastásia ao governo do Estado, bem como dado expressiva vitória ao ex-presidente Itamar Franco ao Senado da República.
Ora, Aécio, primeiramente, impôs derrota a Serra no 1º turno. Agora reaparece como forte aliado do tucano, mas, de imediato quis mostrar o seu poder como líder nacional, embora haja demonstrado para Serra, FHC e todo o seu partido, que Serra era um caso perdido. Dilma seria eleita no 1º turno. Contudo, o tucano mineiro está enganado e não reverterá a situação de vitória de Dilma. Serra será mesmo derrotado, nada obstante os 3 milhões de voto que o ex-governador diz que dará ao aliado político em Minas Gerais.
As pesquisas, que são muitas, têm demonstrado que o povo brasileiro quer mesmo eleger Dilma – a primeira mulher na história do Brasil candidata a presidente -, bem como quer eleger a candidata do Lula. Lula, com a popularidade nas nuvens, também deverá ser vitorioso no dia 31/10 com Dilma.
Voto em Dilma novamente nesse 2º turno. Acho Serra atrasadão. A experiência do tucano Serra é consolidada totalmente dos vícios históricos da política brasileira. Portanto, chega dessa conversa de aliado de Tancredo Neves, de Covas..., esses paradigmas estão ultrapassados. Necessitamos ou precisa o povo brasileiro de novas referências. E Dilma é o novo, mesmo apoiado por Lula, que é menos viciado que Serra politicamente. Ademais, a administração dos tucanos deixaram rastos ruins e inesquecíveis para o Brasil, embora com alguns aspectos positivos e referenciados para o porvir.
Os tucanos, através de FHC e Serra ao privatizarem o Vale do Rio Doce incluíram até o subsolo das minas de ferro, que é vedado pela Constituição Federal;
Os tucanos, através de FHC e Serra, passaram 10 anos sem corrigir o salário mínimo do servidor público federal, mas priorizaram algumas carreiras. Os servidores não esquecem nunca essa atitude de FHC.
Os tucanos, através de FHC e Lula, privatizaram todo o sistema de telecomunicações do Brasil, vendendo empresas abaixo do valor de referência.
Os tucanos, através de FHC e Serra, instituíram a reeleição no Brasil para atender FHC, que conquistou o 2º mandato, “comprovando apoio de deputados”, especialmente do Norte e Nordeste, onde foi mais fácil “convencer”. Teve deputado do Norte que recebeu R$ 200 mil para votar a favor de FHC.
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
SOLENIDADE DE CONCLUSÃO DA 5ª TURMA DE GESTÃO PÚBLICA
O Secretário de Administração e Recursos Humanos de Timon, advogado e acadêmico Magno Pires fala no encerramento da 5ª turma do curso de gestão pública patrocinado pela prefeitura municipal de Timon e a Secretária de Administração.
SOLENIDADE DE CONCLUSÃO DA 5ª TURMA DE GESTÃO PÚBLICA
Registro fotográfico da 5ª turma do curso pública. Quando o Dr. Nicolau Waquim Neto falava representando o professor e deputado federal Sétimo Waquim.
SOLENIDADE DE CONCLUSÃO DA 5ª TURMA DE GESTÃO PÚBLICA
A advogada e professora Neilla Patrícia Ramos fala no enceramento da 5ª turma do curso de gestão pública representando a prefeita Socorro Waquim.
Com mais a conclusão dessa 5ª turma, foram concedidos certificados para 370 alunos. Portanto, o treinamento e capacitação dos servidores públicos e da gestão pública.
Nenhum outro município brasileiro faz essa capacitação. O Maranhão é vanguardista na área.
SOLENIDADE DE CONCLUSÃO DA 5ª TURMA DE GESTÃO PÚBLICA
O professor Antônio Henrique ao falar na solenidade de enceramento da 5ª turma de gestão pública destacou a grande contribuição do curso para a administração pública, bem como elogiou a iniciativa do secretário e acadêmico Magno Pires pela feliz iniciativa.
SOLENIDADE DE CONCLUSÃO DA 5ª TURMA DE GESTÃO PÚBLICA
Oradora da turma, representando todos os colegas, destacou a importância e a relevância do curso de gestão para o município de Timon, os servidores e a sociedade timonense.
SOLENIDADE DE CONCLUSÃO DA 5ª TURMA DE GESTÃO PÚBLICA
Alunos da 5ª turma do Curso de gestão pública patrocinado pela Secretaria de Administração e Recursos Humanos de Timon ouvem o Hino Nacional antes de receberam os certificados.
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
Pragmatismo político e empresarial
“Homens de negócios do mesmo ramo raramente se encontram, ainda que para divertimento, sem que sua conversa acabe numa conspiração contra o público, ou em alguma tramóia para aumentar preços”.
Quem escreveu isso, para possível surpresa de economistas ou intelectuais de esquerda, não foi Karl Marx, nem qualquer outro pensador que conte com sua aprovação, mas Adam Smith – ele mesmo, no capítulo X do primeiro livro da “A Riqueza das Nações” a obra de 1776 que funciona como espécie de marco zero para o entendimento do capitalismo.
Adam Smith passou para a história como o primeiro a perceber o caráter revolucionário da empresa privada.
Ora, os capitalistas agem pragmaticamente. Eles são racionalmente cartesianos. E quando tomam as suas posições políticas e empresariais pautam-se como se estivessem fazendo um grande negócio, porque não abdicam da referência pragmática e da objetividade da razão, elementos fundamentais do sucesso e/ou do êxito da decisão tomada. Primam, coerentemente, pela relação exitosa não motivada, certamente, pela emoção familiar que embaça a objetividade e impede a aplicação da racionalidade, mas com desejo determinado. O grupo político e empresarial liderado pelo senador João Vicente (PTB), tendo o respaldo do virtuoso empresário João Claudino (PRTB) do deputado federal eleito senador Ciro Nogueira (PP) e outros partidos, lançaram o senador João Vicente Claudino candidato ao governo do Estado concorrendo com Wilson Martins (PSB) e Sílvio Mendes (PSDB). Mas, foi o último colocado dos três principais postulantes, sendo excluído do evento, indo para o 2° turno Wilson com 725.563 e Sílvio Mendes 470.660.
Todo candidato ao governo do Estado quer um empresário do porte e do prestigio de “seu” João como coligado. Não só pelo poder econômico de que é detentor, também pela capilaridade social e influência, isto é, sua abrangência benéfica que interage em todo o contexto sócio-político-econômico e cultural que exerce na sociedade. E justamente por isso é disputado pelos políticos. Embora, às vezes, os empresários não influenciam exitosamente em decisões políticas, principalmente pelo desprestigio, o que, necessariamente não é o caso de “seu” João, que detém no Piauí (notadamente), no Nordeste e no Brasil um fortíssimo campo de amizade pelos atos benéficos que projeta nas transações.
Antes, o “seu” João era criticado porque lançou o filho candidato. Tudo legitimo. Assiste-lhe o direito. Agora, porque aderiu à reeleição de Wilson Martins. Juntamente com o PTB, PRTB, PDT e PP. Política é uma ciência inexata e dinâmica. E de negociações e de conveniências, porém, sobretudo da racionalidade e da objetividade. E o grupo empresarial Paraíba pelo seu comandante em chefe, agiu com pragmatismo político e empresarial, porque dificilmente conseguiria defender para funcionários, clientes, fornecedores, diretores, assessores, familiares e amigos porque está contra Wilson Martins. E, conseqüentemente, contra Dilma e Lula, líderes populares. E alguém parecido com as mesmas origens do megaempresário. A política partidária muda frequentemente. Depende de conotações e motivações diversas. E o que é hoje, necessariamente, não será amanhã. A política, repita-se, é constituída de motivações e nuances variadas. Portanto, “seu João”, seja bem vindo, à parte as emoções familiares, mais que justas, que consolam e constroem os núcleos de família, mas jamais o pragmatismo político e empresarial, que acaba de emoldurar, também coerentemente, e tudo de acordo com a doutrina e as lições de Adam Smith, expoente do capitalismo mundial.
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
CIENTISTA BRASILEIRO GANHA PRÊMIO
Foto: web
4 milhões de dólares é o valor do prêmio concedido pelos Institutos Americanos de saúde ao neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis. O pesquisador aplicará o dinheiro em estudos para uma a terapia contra a doença de Parkinson.
TOLERÂNCIA COM PESQUISAS E A IMPRENSA
Foto: web
Beto Richa recorreu à justiça para censurar as pesquisas que mostraram avanços de seu adversário, Osmar Dias (Sobe Desce – Veja)
GOVERNADOR WILSON MARTINS VIAJA
Foto: web
Após ter sido escolhido e o primeiro colocado no 2º turno das eleições deste ano, o governador Wilson Martins (PSB) viaja para o sul do Estado, região dos Cerrados, para impulsionar a sua reeleição nos municípios que integram aquelas áreas em desenvolvimento por conta do agronegócio. Wilson visitará vários municípios onde fará comícios e carreatas, além de visitar empresários e políticos.
DESMATE CAI 47% NA AMAZÔNIA
Foto: web
A taxa de desmatamento da Amazônia caiu 47% em agosto, mês em que as queimadas explodirem no Brasil.
Fora, 265 km² desmatados no mês (agosto), contra cerca de 500 m² em agosto de 2009 e 485 m² em julho deste ano.(DADOS do Ministério do Meio Ambiente).
NB: o Governo Federal não consegue estancar o desmatamento porque o próprio governo concede empréstimos vultosos para empresários do setor pecuário e industrial da Amazônia para expansão da pecuária e da área metalúrgica. E as árvores são derrubadas para tocar caldeiras e fornos para confecção do lingote de ferro.
DESMATAMENTO DO MUNDO
Foto: web
Um novo levantamento da FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação) indica que, nesta década, o desmate em 121 países tropicais foi menor do que nos anos 1990. Os números: 9,34 milhões de hectares anuais, contra 11,33 milhões na década passada. Redução de 1,99 milhões de hectares. É uma esperança. Porém, as florestas e todo o seu potencial da fauna e da flora sucumbem ao desmatamento e as queimadas. O que fazer? Que homem se conscientize da certeza de que as florestas protegem a vida do homem. Exigir, contudo, essa conduta de empresários, é coisa do outro planeta. A maioria não aceita e nem sequer tolera discutir a matéria.
GASTOS NA INTERNET
Foto: web
Entre janeiro e julho, os brasileiros gastaram mais na internet do que em todos os shoppings da grande São Paulo.
Sobe Desce. Veja, 6.10.2010, p. 60)
DÍVIDA DE GUERRA
Foto: web
70 milhões de euros é o valor da última parcela que a Alemanha pagará, em 3 de outubro, como reparação aos vencedores da I Guerra Mundial – Inglaterra,França, Estados Unidos e Bélgica. A quantia se refere a juros acumulados depois da II Guerra Mundial, quando se permitiu que o país suspendesse a quitação das prestações.
CONDENADA NA JUSTIÇA A AIR FRANCE
Foto: web
Condenada pela justiça francesa por homicídio involuntário a Air France no caso da queda do vôo 447, que, em maio de 2009, fez 228 vítimas no trajeto entre o Rio de Janeiro e Paris. A corte julgou que o vôo deveria ter sido suspenso, depois que foram detectados falhas nos sensores de velocidade do avião. A decisão abre caminho para que as famílias dos mortos requeiram indenizações (Panorama. Datas, Veja, 6.10.2010)
MERCADO DE IMÓVEIS EM TERESINA
Permanece a irrealidade e a insensatez do mercado de imóveis em Teresina patrocinados pela Caixa Econômica Federal como financiadora de casas e apartamentos, principalmente estes. Não só a DECTA, que enfrentará uma possível falência, mas também a CEF, que financia os apartamentos, com dinheiro do contribuinte, e elevam os preços desses imóveis. Os preços por metro quadrado de Teresina são os mais altos do Brasil, o que está enriquecendo construtoras e proprietários de terreno no Estado, com recursos do governo.
A DECA construiu também um cemitério de edifício, bem assim construtoras locais. Num raio de 6 km encontram-se 7 edifícios paralisados da DECTA e de outras empresas. Como ficam os compradores? Estão acionando os responsáveis na justiça.
Mas, a CEF, continua financiando edifícios, casas e conjuntos habitacionais para uma mesma construtora, sem que conclua as obras financiadas anteriores. Pois, empresas lançam novos empreendimentos com obras em andamento. Futuramente a inadimplência será cobrada, as empresas entram em concordata e/ou falência. Deve haver critério mais seletivo na concessão desses empréstimos. Ou para novos financiamentos. O afrouxamento na concessão de convênios levou à extinção do ex-BNH, de companhias habitacionais, da extinção de empresas, da prisão de empresários e de servidores, bem como retomada de imóveis e ao gigantesco patamar de inadimplência de contratos. Na CEF.
Os preços dos imóveis em Teresina tiveram um aumento entre 300 a 400%, o que não é real e nem crível. No Piauí, a renda per capita não comporta esses índices.
Portanto, o comprador deve aguardar mais para adquirir um imóvel e não entrar nessa onda, nesse “boom” fictício e explorador do momento. Isso é irreal e insensato. Enriquece o empresário e empobrece o promitente, trazendo dificuldades futuras e se tornando inadimplente dos contratos na CEF, levando-o a SERRASA, conseqüentemente.
PRESIDENCIAVEL SERRA MENTE PARA APOSENTADOS
Foto: web
Como acreditar no ex-governador José Serra? Embroma o eleitorado nacional dizendo que elevará o salário mínimo para 600 reais. Como em campanha há o vale tudo, Serra apela à irracionalidade. Porém, ainda há eleitor que acredita nessa falácia pré-eleitoral.
O presidenciável Serra esquece o que fizera com a ex-presidenciável Roseana Sarney, hoje governadora do Maranhão, em 2006, Roseana estava em primeiro lugar nas pesquisas quando estourou o caso Lunus em São Luís. Caiu nas pesquisas e anunciou à candidatura. Tudo conseqüência da devassa que Polícia Federal fizera nas empresas do esposo da filha de Sarney onde encontrara R$ 1.2000 mil.
GREVE NA ESPANHA PELA PREVIDÊNCIA
Foto: web
“A reforma que chega até a Previdência, propondo a elevação da idade de aposentadoria de 65 para 67 anos, é parte dos remédios amargos que a Espanha precisa tragar para sair do buraco em que se meteu com a crise mundial de 2008 – ( De Ricardo Setti, Veja, p. 52, Veja 6.10.2010)
CONSULTE SO PROJETOS “EXCELÊNCIAS”, “DEU NO JORNAL”, “ÀS CLARAS”
Foto: web
Projeto “Excelências” – www.excelências.org.br, Deu no Jornal – o “Deu no Jornal” é um banco de dados atualizado diariamente com notícias sobre corrupção pública em 63 jornais e revistas. Você pode cruzar informações e verificar se o seu candidato anda metido em escândalos e maracutaias – www.deunojornal.org.br
Às Claras analisa o financiamento das campanhas eleitorais. Acesse www.asclaras.org.br
DADOS SOBRE A EDUCAÇÃO NO BRASIL
Foto: web
Embora a educação no país tenha avançado nos últimos anos, falta muito para garantir ensino de qualidade a todos os brasileiros em idade escolar. Se não melhoramos urgentemente a qualidade da educação básica, não apenas tiraremos as chances para um futuro melhor de milhares de crianças e jovens. Liquidaremos de vez a esperança de criar um país prospero e desenvolvido em um mundo em que o grande diferencial não está nos recursos físicos, mas no conhecimento.
ENSINO FUNDAMENTAL
40,9% dos jovens brasileiros de 16 anos não terminaram o ensino fundamental.
Apenas 9,8% dos alunos do 3º ano do Ensino Médio sabem o conteúdo esperado de matemática e 24,5%, o de língua portuguesa.
54,1% dos jovens brasileiros de 19 anos não conseguiram concluir o ensino médio.
25% da população brasileira é plenamente alfabetizada.
Fontes: PNAD/IBGE 2008, todos pela educação)
CRIAÇÃO DO ESTADO PALESTINO
O ministro francês das Relações Exteriores, Bernad Kouchner, disse em entrevista pública ontem que há possibilidade de o Conselho de Segurança (CS) da ONU criar um Estado palestino não pode ser descartada.
“Nós queremos logo dar as boas vindas ao Estado da Palestina à ONU, disse Kouchner. “Esta é a esperança e desejo da comunidade internacional, e quanto antes ocorrer, melhor”, acrescentou.
Nota blog: O mundo criou o Estado de Israel na década de 40/50. Foi um consenso das várias nações que integram a ONU. Mas, infelizmente, critica a criação do Estado da palestina, também um desejo do planeta. Alias, os órgãos de representação mundial e que congregam a maioria dos países do planeta, cometem uma inominável injustiça contra a Palestina, não criando seu Estado que existe de fato, faltando conceder-lhes as garantias institucionais, para existir de direito.
DISSIDENTE CHINÊS GANAH NOBEL
O dissidente chinês Liu Xiaobo, ganhador do Prêmio Nobel da Paz e prisioneiro político no país, declarou sua conquista às vítimas da repressão militar de 1989 em protesto pró-democracia. Ele foi autorizado a se encontrar com a esposa, Liu Xia, ontem, a quem revelou chorando que o prêmio “Vai primeiro” para aqueles que morreram em 4 de junho de 1989, nos protestos da Praça de Tiananmen, em Pequim.
Um grupo dos Estados Unidos que serve ao Conselho Internacional de Liu Xiaobo, o Freedom Now (Liberdade Já), deplorou a detenção de Liu Xia em sua própria casa.
Com a premiação de Liu Xiaobo, o comitê do Nobel, honrou a luta de mais 2 anos do chinês em promoção dos direitos humanos e de mudanças democráticas na China, que foi desde as demonstrações na Praça Tiannen até o manifesto pela reforma política do qual foi coautor, em 2008, e que resultou em sua sentença de prisão.
Nota do blog: A China, contraditoriamente, expande suas atividades comerciais pró-capitalismo, especialmente com os Estados Unidos, abrindo-se capitalisticamente, mas aferra-se contra a liberdade de expressão e a imprensa, ferindo os direitos humanos, mantendo pessoas pressas porque discordam do regime político. Esse país não tem sustentabilidade. Justamente por isso mantém a repressão com um policiamento muito forte contra os dissidentes.
sábado, 16 de outubro de 2010
PROGRAMA DO 40
www.vooz.com.br
Espetacular o programa eleitoral do governador Wilson Martins (PSB), 40, veiculado sábado último. Arrasou! Sério, dinâmico. Está no rumo certo.
Wilson deverá ser reeleito governador do Piauí na eleição de 31.10.2010. Aguarde.
TE CUIDA, GLOBO
www.acertodecontas.blog.br
Duas semanas atrás, o alto-comando da Record baixou na sede da CBF para uma conversa com Ricardo Teixeira. Na reunião, o bispo Honorilton Gonçalves, o homem parte da emissora, anunciou que apresentará no fim do ano à FIFA uma proposta arasadora para comprar os direitos das Copas de 2014 a 2018 (Radar – Veja).
A Record vai tomar esse mercado da Globo, bem como essa empresa ultrapassará a rede Globo brevemente. A Record deverá ser a maior televisão brasileira. Aguarde.
OSTRACISMO DOS ESTADISTAS
A história será mais generosa de que tantos oráculos de plantão e palanqueiros com a “herança bendita” de políticos como FHC. Tony Bleir é outro político submetido a um injusto ostracismo.
De Caio Blinder para Veja, p.52, Veja de 6.10.2010
DE CLAUDINO DE MOURA CASTRO
Foto: web
“A boa educação ensina a ver a beleza das idéias e a acreditar no seu poder. Portanto, fora com as idéias inertes que freiam tais objetivos!!!”
De Claudio de Moura Castro em “Idéias Inertes” para Veja, 6.10.2010p.26.
CUMPRIMENTO DE METAS
Dilma promete manter o tripé metas de infração, câmbio flutuante e superávit fiscal. Marina também. Serra, se eleito, manterá o sistema de metas de inflação. Quer, porém, a redução das taxas de juro.
16 MIL FAVELAS NO BRASIL
Foto: www.strallos.com.br
Enquanto países mais pobres que o Brasil, como Portugal e a Espanha, erradicaram as favelas, o Brasil tem 16.000. As favelas é o resultado histórico da falta de planejamento estratégico de longo prazo e de políticas públicas duradouras para elucidação desses problemas. O Chile também eliminou as favelas.
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
MORTES NAS ESTRADAS FEDERAIS
Foto: web
7.383 pessoas morreram nas estradas federais em 2009, uma média de vinte por dia. Foi o pior resultado em doze anos.
COMPRA DE VOTO
Foto: www.bahianoticias.com.br/
43% dos brasileiros conhecem pelo menos um caso de compra de voto, segundo o IBOPE (Sobe Desce. Veja 29.9.2010, p. 64, 29.9. 2010).
TOTALITARISMO E IMPRENSA LIVRE
Foto: web
“O crescimento da renda, do emprego e do crédito perderá o valor se for sufocado por um retrocesso aos direitos adquiridos através de muita luta, e de muitas vidas também” Mirna Machado em carta à redação de Veja.
Nota do blog: É o povo querendo liberdade de imprensa, de expressão e respeito aos direitos humanos.