Foto: web
Entre os senadores são “candidatos naturais” à presidência dois ex-ocupantes do cargo: Garibaldi Alves (RN) e Renan Calheiros (AL). (Cláudio Humberto, JMN, 201.10.2010)
Nasceu na fazenda Monte Alegre, propriedade da família no município de Batalha, Piauí. Em 1954, transferiu-se para Teresina, capital do Estado, onde frequentou o primário e o ginasial. Em 1964 viajou para Recife onde cursou Ciências Jurídicas e Sociais na tradicional Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco. Posteriormente, formou-se em Administração de Empresas na Faculdade de Administração de Olinda, Pernambuco.
Membro (aposentado) da Advocacia Geral da União - AGU, servindo na Consultoria Jurídica do Ministério das Comunicações, na qualidade de assistente jurídico. Advogado militante e consultor jurídico-empresarial de grandes empresas.
Presidente, por dois períodos consecutivos, da Associação das Empresas de Assessoria, Consultoria e Planejamento empresarial do Nordeste - ASSEMP, com atuação da Bahia ao Maranhão. Membro da ANAJUR - Associação Nacional dos Assistentes Jurídicos, da Ordem dos Advogados do Brasil - secção de Pernambuco e da Associação de Imprensa de Pernambuco - AIP.
:: Curso Superior de Direito: Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco;
:: Bacharel em Administração de Empresa: Faculdade de Administração de Olinda-PE.
:: Direito Tributário: Instituto de Estudos Empresariais - IEMP
:: “O Piauí no Nordeste” – novembro/77;
:: “As dificuldades com a crise do petróleo” – outubro/77;
:: “Tratamento preferencial para o Piauí” – maio/79;
:: “Ministro Petrônio Portella” – março/83;
:: “Promessas e Protestos” – setembro/85;
:: “Transição com Transição” – outubro/92;
:: Reconhecimento I,II,III” – março/93;
:: “Legado” – janeiro/94;
:: “Campo político, município de Olinda” – 75, em conjunto com três (3) colegas – ADESG;
:: Colaborador do Caderno Especial do Diário de Pernambuco sobre os vinte (20) anos da SUDENE, com o trabalho “FINOR – Orçamento não será cumprido”, publicado em 20 de dezembro de 1979;
:: Diversos trabalhos publicados no jornais “Diário de Pernambuco” e “Jornal do Commércio”, abordando temas regionais;
:: Colaborador dos jornais “Diário de Pernambuco”; “Jornal do Comércio”, de Recife; “O Dia”; “O Estado”, de Teresina-PI e “Diário do Povo”, de Teresina-PI;
:: Reforma do Estado (1998);
:: Mão Santa será reeleito (1996);
:: Desabrochar das Rosas (1996);
:: Magno Pires em charge e verso (2000);
:: Reforma da Previdência (2000).
:: “Adaptação às Normas Institucionais”, no Conselho Deliberativo da SUDENE – Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste – representando o Excelentíssimo Senhor Governador do Estado do Piauí – Dr. Dirceu Mendes Arcoverde;
:: “Em Defesa do Piauí”, outro pronunciamento no Conselho Deliberativo da SUDENE – Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste – representando o Excelentíssimo Senhor Governador do Estado do Piauí – Dr. Djalma Martins Velloso;
:: “Tratamento e Medidas Excepcionais para o Piauí” – pronunciamento no Auditório da Associação Industrial do Piauí, no lançamento do trabalho: “Tratamento preferencial para o Piauí”;
:: “O trabalho Piauí: oportunidade de investimentos”, publicado no Diário de Pernambuco, em 14 de agosto de 1976 e foi transcrito no Diário do Congresso Nacional, em 10 de setembro de 1976.
:: Eleito membro efetivo da Academia Piauiense de Letras –APL (1995);
:: Eleito membro efetivo da Academia de Letras do Vale do Longá – ALVAL (1990);
:: Eleito membro efetivo da Academia de Letras da Região de 7 cidades;
:: Eleito membro efetivo da Academia de Letras, Artes e Ecologia do Leste Maranhense – ALAELMA (2006).
:: ANE – Associação Nacional dos Escritores, Brasília-DF;
:: ANAJUR – Associação Nacional dos Advogados Públicos da União;
:: Membro da Associação de Imprensa de Pernambuco – AIP;
:: Membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB-Piauí.
:: O Piauí existe, é um Estado vencedor e progressista, altaneiro, falando grosso e dando banca! E isto ele só está conseguindo graças aos esforços do seu povo e dos seus líderes dirigentes. Graças a homens de boa vontade como o confrade Magno Pires. Deus que os abençoe.
Jornalista José Gonçalves de Oliveira
Jornal do Comércio, Recife
10/novembro/79
:: MAGNO PIRES ALVES FILHO revela-se um espírito admiravelmente inteligente e claro, não porque tenha sido generoso (e até caridoso para comigo), mas porque situou muito bem a nossa realidade brasileira de hoje.
Profº. Nilo Pereira
Presidente da Academia Pernambucana de Letras - APL
Escritor, jornalista, político, dep. estadual, secretário de governo
de Agamenon Magalhães
:: Por fim, só discordo de você em um ou outro ponto, secundários. Importa, acima deles, nossa amizade e minha admiração pelo seu talento e por seu inabalável patriotismo.
Dep. Felipe Mendes
:: MAGNO PIRES vale uma das mais nobres e aprimoradas inteligências que o Piauí confiou à imprensa do Recife, projetado por sua interpretação séria dos problemas nacionais de maior evidência.
Profº. Arimatéia Tito Filho
Presidente da Academia Piauiense de Letras – APL
:: O Consultor de Empresas, Magno Pires, considera um acinte a decisão tomada pelo Conselho Deliberativo da SUDENE de adiar a sua reunião mensal. Para ele, as discussões do Conselho não podem parar por causa do emendão.
Jornalista Cláudio Castanha
Jornal do Comercio, Recife, 31/08/91
:: "Escreve com a obstinação de um nordestino que persegue o melhor para a sua gente. Magno é fiel á região". Diz Edmundo Moraes, no “Orelha”.
Waldinar Maio Leite
Membro da Academia Pernambucana de Letras
Diário de Pernambuco
:: MAGNO PIRES, inteligente, irrequieto e destemido, ao concluir o antigo curso ginasial, rumou com destino ao Recife. Ali, fez o curso científico e em seguida ingressou na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco, Bacharel em Direito, o Magno não parou. Fez nova investida e desta feita, ingressou na Faculdade de Administração de Olinda, pela qual também é formado.
Dr. Carlos Magno Nunes de Almeida
Juiz de Direito
DOIS NOMES PARA PRESIDENTE
Foto: web
Entre os senadores são “candidatos naturais” à presidência dois ex-ocupantes do cargo: Garibaldi Alves (RN) e Renan Calheiros (AL). (Cláudio Humberto, JMN, 201.10.2010)
Nenhum comentário:
Postar um comentário