sábado, 1 de maio de 2010

JUROS MAIS ALTOS DO MUNDO: 9,5% AO ANO


Foto:Web

     O Brasil continua tendo os juros reais mais altos do mundo (descontando-se a inflação). Como crescer sustentavelmente com juro básico, ou taxa de juro, de 9,5% ao ano? É a história de sempre: combater a alta inflacionária. A taxa básica passou de 8,75% para 9,5%, com aumento de 0,75%. Como combater os desníveis sociais, a concentração de renda, eliminar a pobreza, criar empregos, crescer sustentavelmente, melhorar os níveis de educação e da saúde... com a maior taxa de juros praticada no planeta?
     Países mais pobres do que o Brasil, têem taxa de juro básico menor, por exemplo: Indonésia (3,0), Austrália (2,1), Colômbia (1,6), Malásia (0,9), África do Sul (0,8). A China e Rússia, noções continentais, também em desenvolvimento como o Brasil, praticam taxas de juros inferiores às do nosso país; respectivamente, 2,8% e 1,6%.
     Embora fixada em 8,75% em 19 meses, essa alta para 9,5%, terá reflexo intensamente negativo nos fundamentos da nossa economia, propiciando retração econômica e queda no nível dos investimentos, com aumento do desemprego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário