Nos despachos administrativos e técnicos sempre recordo à prefeita Socorro Waquim, talvez insistentemente, que a grande repercussão positiva do desempenho da sua administração no município de Timon está exatamente em Teresina. Os vínculos históricos, as relações industriais, comerciais, de serviços e sociais de Teresina com o município sempre foram muito intensas. E perduram há mais de um século. Por isso, é verdadeiramente normal e natural, que os piauienses, notadamente os teresinenses, sensibilizem-se com o que se passa em Timon. E mais com o que os seus administradores realizam em benefício dos cidadãos timonenses. Tudo rebate na capital piauiense. Milhares de teresinenses residem e votam em Timon.
Timon estava perdendo paulatinamente sua identidade cultural e política, embora muito vasta naquela, o que fora resgatada pela dinamicidade da administração Waquim. As festas populares, especialmente o carnaval, foram renovadas e lançadas a nível nacional. Dessa forma, sua identidade não fora solapada por Teresina. Socorro Waquim reabilitou-a e a reintegrou à sociedade timonense, salvando as suas características essenciais, próprias e peculiares.
Na área política, implantou democraticamente um novo paradigma, com visão moderna e vanguardista, enterrando aqueles princípios mesquinhos e provincianos, que persistiram até sua posse no primeiro mandato. Alargou fantasticamente a sua base política, com a adesão de adversários, a compreensão dos recalcitrantes do modelo administrativo antiquado; obtendo a absoluta solidariedade da sociedade e dos movimentos sociais.
Piauienses, particularmente teresinenses, timonenses e maranhenses, reconhecem o grande feito gerencial da prefeita Socorro Waquim. Notabiliza-se pela capacidade da gestão eficiente e eficaz, com comprovada honestidade. Impôs saudável rigor na aplicação correta dos recursos públicos. Devendo, com essa modalidade projetar o município como a 2ª economia do Maranhão, perdendo apenas para a capital, São Luís.
Socorro Waquim deu maior visibilidade social, cultural, educacional, econômica, política e administrativa ao município maranhense. Todos reconhecem, até os seus adversários políticos. E tem causado ciúme e inveja a setores da capital mara-nhense na medida em que é lembrada, insistentemente, para compor uma chapa majoritária nas eleições 2010.
Para comprovar essa mudança estrutural e estratégica em Timon, recorda-se apenas as obras estruturantes do PAC (saneamento de água e esgoto), a instalação da Guarda Municipal (com 100 homens), criação e instalação do sistema de trânsito, 1.400.000m2 (um milhão e quatrocentos mil metros quadrados) de calçamento.
E os seis últimos mega-eventos realizados recentemente no município: a fantástica visita da governadora Roseana Sarney, com saldo positivo; passeata da mulher, com 1.500 pessoas; entrega do certificado para 60 gestores no I Curso de Gestão Pública realizada em Timon, com carga de 120 horas; festa do servidor, com centenas de participantes; e o evento da saúde, com 1.200 participantes; liberação da CRP - Certidão de Regularidade Previdenciária, que habilita o município a receber recursos do governo federal. Toda essa promoção teve intensa participação popular. Roseana Sarney foi aplaudida nas ruas por milhares de pessoas. Certamente não receberá manifestação idêntica em qualquer outro município do estado.
Essa é a Timon moderna. Do futuro. Que não evolverá ao passado atrasado, nostálgico e provinciano de ruas sujas, esburacadas, sem calçamento, com milhares de urubus. É a Timon que seus filhos querem; que Teresina quer. Exatamente por isso os timonenses concederam o 2ª mandato para Socorro Waquim, que poderá - ressalte-se novamente - disputar como vice-governadora do Maranhão. Tremenda é a sua liderança no Estado.
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
Agenda positiva em timon
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário