Foto:Thiago Amaral/Cidadeverde.com
Acompanhado do governador Wilson Martins (PSB) e outras autoridades, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, visitou na tarde deste sábado (5) a Fazenda da Paz, no povoado Cacimba Velha, zona rural de Teresina. Impressionado com a comunidade terapêutica, que trabalha com a recuperação de dependentes químicos, ele prometeu levar a experiência a outros estados, e anunciou para março uma pesquisa nacional sobre o avanço das drogas.
O trabalho inédito é realizado em parceria com a Fiocruz, e pretende mostrar um raio x do consumo de álcool, crack e outras drogas pelo brasileiro. Padilha afirmou que a pesquisa vai municiar o plano de enfrentamento aos entorpecentes, uma das prioridades do Governo Federal.
Na Fazenda da Paz, Alexandre Padilha se disse impressionado com o trabalho da entidade. Ele visitou as acomodações dos internos e espaços onde funcionam o Cineterapia, lavanderia, biblioteca e ambulatório. Fez diversos questionamentos ao coordenador da comunidade, Célio Barbosa, em especial sobre as condições para atendimento de depentendes químicos.
Localizada no povoado Cacimba Velha, a Fazenda da Paz conta com 140 internos e 400 na lista de espera. Segundo Célio Barbosa, cada dependente químico custa R$ 880 por mês. Apenas suicidas e esquisofrênicos não são recebidos. Pacientes com distúrbio bipolar passam por uma triagem, com cerca de 30 dias entre avaliações e exames até serem internados. A comunidade firmou parceria com a secretaria de Educação para os estudos dos que passam por tratamento.
Desde 1996, 10 mil pessoas foram atendidas na Fazenda da Paz. Cerca de 40% dos internos são recuperados.
Fonte: Yala Sena/Cidadeverde.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário