quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

LULA: ESTADISTA DA REDEMOCRATIZAÇÃO


Foto: web

     A maior jogada sócio-político-administrativo do presidente Lula, não foi a ampliação do Bolsa-Família e do “Luz para todos”, criação de 15 milhões de postos de trabalho, instalação de 14 universidades e de 214 Institutos Federal Tecnológico de Educação, resgate de 30 milhões de brasileiro da linha de pobreza, pagamento da dívida externa, construção da Transnordestina, desvio das águas do Rio São Francisco, implantação das refinarias da Petrobrás em Pernambuco e no Maranhão... mas, a escolha da petista Dilma Rousseff, como candidata presidencial à sua sucessão. Nenhum outro presidente teve essa idéia. E mais que isso: a coragem, a ousadia e a determinação de escolher uma mulher para sucedê-lo. Notadamente, quando há um histórico preconceito nacional de que as mulheres não têm capacidade e serenidade, embora dotadas de maior sensibilidade que os homens, para gerenciar a coisa pública, ainda que 56% da população brasileira seja constituída de mulheres. Exatamente nesse ponto e na desconstrução do preconceito é que Lula decidiu e investiu porque estava exercendo um ineditismo político de grande risco (escolher uma mulher à sua sucessão). Porém, sabedor de que esse forte potencial eleitoral precisava ser acionado, exercido e apoiado pela primeira vez nas eleições brasileiras. Além desse fator, que entendo primordial, Lula também se prevaleceu da sua fantástica popularidade, em todos os segmentos sociais do país; especialmente nas classes mais humildes (sem menosprezar os ricos), que se identificam com a sua origem de homem pobre e nordestino migrante. Espetacular no presidente é que emergeu como líder no Estado mais rico do Brasil.
     Essas iniciativas, metas e projetos executados e em execução deram ao presidente Lula a invulgar liderança e credibilidade (83% de aprovação), despontando como o melhor avaliado entre todos os presidentes da República, pós-redemocratização, superando José Sarney, Collor de Melo, Itamar Franco e FHC. Podendo dizer-se, sem receios, sem elogios graciosos, sem aulicismos, que Lula é o “Estadista da Redemocratização”. Ou, como exorta a Folha de São Paulo no editorial de 19.12.2010: “Apesar das ressalvas, o presidente Lula deixa o governo como estadista democrático que honrou boa parte dos compromissos assumidos numa trajetória épica”.
     Mas, Lula, que exerceu honradamente o cargo, nada obstante o escândalo do Mensalão – o mais notório dos escândalos – deixa Dilma Rousseff como sua sucessora, que fará, tenho certeza, uma gestão mais audaciosa, mais centrada politicamente e mais produtiva. Pois, detém o embasamento técnico cientifico adquirido em escolas superiores. Evidente que falta no presidente, porém, sem demérito.
     Não passo, entretanto, para ser político e cientificamente justo, dizer que as contribuições das gestões dos antecessores, especialmente dos presidentes José Sarney e FHC, auxiliando eficazmente no sucesso da profícua administração governamental de Lula; respeitado em FHC, os fundamentos econômicos e financeiros da estabilização das políticas econômicas e monetárias, como metas inflacionarias, superávit fiscal e primário, câmbio flutuante e controle de juros. Em Sarney, a angustiante, estafante e dificílima tarefa de fazer a transição democrática, que modelou o futuro democrático do país; negociando com as extremas direita e esquerda, sempre divergentes; e os militares golpistas e saudosistas de 1964.
     A história do Brasil, queiram ou não os historiadores, os cientistas políticos, sociólogos e antropólogos, sofreu mudanças estruturantes, a partir de Lula; contudo, sem desconhecer e desmerecer as relevantes realizações dos antecessores, que foram válidas; inclusive do ciclo militarista, embora com os profundos desrespeitos aos direitos humanos, com perseguições, prisões, torturas e exílio...

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

DO EX-GOVERNADOR E DEPUTADO ELEITO HUGO NAPOLEÃO


     “Não farei uma oposição desenfreada”, disse o deputado federal eleito Hugo Napoleão.

NOIVO MATA NOIVA E PADRINHO

     Em Recife, o Supervisor de Vendas Rogério Damasceno, 29 anos, matou sua noiva e o padrinho de casamento durante a festa. Ele disse que haveria “surpresa” no evento. (Jornal Meio Norte, 20.12.2010)

BLOG MAGNO PIRES COM 111.140 ACESSOS


     O Blog Magno Pires alcançou a inédita quantidade de 111.140 acessos em 15 meses, após a sua criação em setembro de 2009. Tomando-se por referência o mês de sua criação (setembro/2009), o blog recebeu mensalmente 7.409 acessos e diariamente 246,98. Contudo, tendo como base apenas os últimos 6 meses, os acessos diários somam 500 e até 1.200. marca extraordinária, estando entre os sítios mais visitados no Piauí. Como exemplo: entre 23.10 a 23.12.2010, exatamente os últimos dois meses de contagem, o blog foi acessado por 23.690 internautas, com 11.845 acessos por mês e 393, 84 por dia. Deve fechar o ano com visitas acima de 112.000.
     O nosso blog tem acesso de entrada e/ou contagem da quantidade de visitantes diários e acumulados, o que lhe confere credibilidade.
     Agradeço aos internautas as visitas. Espero não decepcioná-los. Nossas informações são verídicas. As nossas fontes são os jornais Folha de São Paulo, Diário do Povo, Jornal “O Dia”, jornal Meio Norte, revista Veja. Outras revistas nacionais, rádios e televisão, além de pessoas amigas. Não esqueça o Blog Magno Pires, com notícias locais, nacionais e internacionais.

TRAFICANTES PRESOS


Foto: web

     Mais de 140 traficantes foram presos pela Delegacia de Repressão ao Tráfico de Entorpecentes.
     De acordo com o delegado Samuel Silveira, titular daquela especializada, é notável o crescimento do tráfico no Estado e por isso traça estratégias para intensificar as ações policiais também no interior do Piauí.

NO PAU (DA CÂMARA)

     Acabou em pancadaria a eleição do Presidente da Câmara Municipal de Bertolinia. O candidato do prefeito foi derrotado. Houve invasão do plenário da Câmara com troca de ofensas verbais, além de socos, sapatos, tabefes e pontapés entre vereadores, familiares e eleitores. Semana passada, o pau comeu na Câmara de Luzilandia. Porque será eu eles brigam? (Coluna Pedro Alcântara, DP. 22.12.2010)

10% DE AUMENTO


Foto: web

     O reajuste de preço do material escolar deve ficar entre 8% a 10% no Piauí, bem acima da média oficial da inflação do Brasil deste ano, que deve fechar o ano de 2010 em 5%. (DP, 22.12.2010)

PROMOTORA VETA GASTOS COM DINHEIRO PÚBLICO NO CARVANAL


Foto: web

     A Promotora de Justiça, Leida Diniz, da Vara da Fazenda Pública, expediu recomendação à prefeitura de Teresina, recriminando destinação de verbas públicas do município para o carnaval de 2011. A prefeitura anunciou, durante o lançamento da programação da folia de Momo, a destinação de R$ 1 milhão para os desfiles das escolas de samba e para prévias carnavalescas (DP, 22.12.2010, 1ª página)

domingo, 26 de dezembro de 2010

SOCORRO WAQUIM LIDERA EM TIMON


Foto: web

     Após reeleger o deputado federal Sétimo Waquim e eleger o deputado estadual Elilázio Jr, a prefeita Socorro Waquim (PMDB) dá forte demonstração de força política no município elegendo o vereador Tales Waquim, presidente da Câmara de Vereadores de Timon. 9 vereadores votaram no candidato apresentado pela prefeita. A Câmara é composta de 12 legisladores.
     Essas sucessivas vitórias dão à prefeita a convicção de que em 2012 fará o sucessor; nada obstante os votos consignados pelos adversários Alexandre Almeida e Luciano Leitoa, que se elegeram a deputado estadual, obtendo expressiva votação no município.
     Enganam-se, certamente, aqueles que imaginam que salários atrasados (devido a queda da receita municipal), coleta de lixo e fornecimento de água irregular em algumas ruas destroem a consolidada liderança de Socorro Waquim, que tem uma tradição histórica de trabalho, seriedade e honestidade pelo município. Socorro Waquim fez mais obras em Timon de que todos os antecessores somados. Isso em apenas 6 anos. Destroná-la é dificílimo.

GOVERNADOR WILSON DETERMINA CONCLUSÃO DA ESTRADA


Foto: web

     O governador Wilson Martins (PSB) determinou a conclusão dos 19 km da estrada que interliga os municípios de Marcos Parente a Antônio Almeida no Sul do Piauí. O termo aditivo ao convênio foi assinado na semana passada, com a determinação de que até maio de 2011, os 19 km estejam executados, concluindo-se efetivamente esse trecho. A construtora Sucesso, que ganhou a concorrência, terá esse prazo de 5 meses para execução da obra tão essencial ao desenvolvimento das regiões dos Cerrados piauienses. Desde 1990 que se luta pelo asfaltamento dessa rodovia.
     Quatro governadores (e 19 anos) foram necessários para que essa estrada fosse construída com asfalto.

PT ESTÁ INSATISFEITO


     O PT demonstrou insatisfação com o governador Wilson Martins através de carta da Executiva Estadual do Partido. A prioridade seria ocupar espaços na área do desenvolvimento rural, envolvendo o primeiro e segundo escalão. O PT deve compreender que o governador é filiado ao PSB. Portanto, a esse partido cabe a maioria dos cargos. A presidente Dilma Rousseff destinou ao PT, 17 ministérios, justamente porque é filiado à agremiação de Lula. O governador está aplicando a mesma regra que Wellington implantou quando Chefe do Executivo piauiense. Wellington detinha as Secretarias da Fazenda, Saúde, Educação, Administração repassando aos aliados as de menor visibilidade política, administrativa e financeira. O PT é governo, como forte aliado, mas não o principal instrumento de ação política no Estado. A vez é do PSB, como fora o PMDB e do PT. Paciência! É assim toda a ação geracional e política. Cada agremiação no seu tempo.

PRESIDENTE LULA VETA O PRÉ-SAL


Imagem: web

Getúlio Vargas: “O Petróleo é nosso".

Lula: “O Pré-Sal é a maior riqueza brasileira".

     Deputados piauienses ameaçam derrubar o veto do presidente Lula ao Pré-Sal. Até o senador e ex-governador Wellington Dias (PT) afirmou que vai votar pela derrubada do veto do presidente no senado. Na verdade, governadores, senadores, deputados e prefeitos esperavam que o presidente não vetasse a distribuição do pré-sal,conforme aprovado pelo Congresso Nacional, porque o projeto atenderia ao sentimento nacional e distribuía fortemente recursos entre os Estados e municípios brasileiros na mesma modalidade do FPM e FPE. Porém, o presidente, ao final dos seus profícuos dois períodos administrativos, determinou-se sair indisposto com a maioria da população nacional e perder a incrível oportunidade de fazer a mais relevante e importante distribuição d renda diferentemente do programa assistencial do Bolsa-Família. Derrubar um veto não é fácil, embora a presidente Dilma Rousseff tenha grande maioria no Congresso Nacional. Acho, entretanto, que o Congresso deverá aprovar a nova versão de projeto apresentado pelo presidente Lula para distribuição dos royalties da riqueza do Pré-Sal.
     A popularidade presidencial sofrerá grande queda a partir do veto e a presidente Dilma Rouseff arcará com as suas conseqüências. Norte e Nordeste, as duas regiões com maior índice de desenvolvimento, não esperavam essa decisão porque deram apoio irrestrito a Lula e a Dilma na eleição desta.
     Lula atendeu precipuamente aos governadores do Rio de Janeiro e Espírito Santo dando uma fenomenal banana para os demais estados e o distrito Federal.
     Não acredito que senadores e deputados federais, mesmo que para atender os seus Estados, derrubem o veto; especialmente porque têm interesses na distribuição dos demais cargos comissionados em órgãos, ministérios e autarquias federais para entregar a apaniguados políticos. A política e a administração sempre foi dessa forma.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

DÍVIDA COM OS DESAPERACIDOS


Foto: Desaparecidos na Ditadura

     A falta de resposta oficial sobre desaparecidos políticos na ditadura “ é uma dívida inegável do Estado, ainda não resgatada”, escreve Paulo Vannuchi, Ministro dos Direito Humanos, na apresentação do Livro “Habeas Corpus – que se apresente o corpo”

MULTAS DO DETRAN EM SÃO PAULO


Foto: web

     O DETRAN de São Paulo aplica cerca de 600.000 multas por mês. Uma indústria avançada. 6 milhões de carros trafegam em São Paulo. E cada carro carrega, em média, 1,5 passageiros. O sistema público vive superlotado e ainda é muito precário. O país acordou muito tarde para o metrô.

NICODEMOS ALVES RAMOS PARA ACADEMIA


Foto:web

     O Magistrado Federal e poeta José de Nicodemos Alves Ramos foi empossado no sábado (18) na cadeira da Academia Parnaibana de Letras. Teve como patrono o poeta R. Petti e o ex-governador Alberto Silva. Por ocasião da posse, Nicodemos, que é filho de Esperantina, prometeu engajamento na luta pela

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

GOVERNADOR É OPERADO EM SÃO PAULO


Foto: web

     O governador Wilson Martins (PSB) foi operado no sábado em São Paulo para operação de uma lesão cística no rim direito. A cirurgia, realizada no Hospital Sírio-Libanês foi considerada um sucesso.

PROPAGANDA DO GOVERNO LULA


Foto: web

     Quando Lula assumiu, em 2003, havia 499 veículos recebendo dinheiro para veicular propaganda do Governo. Em 2008, já eram 5.297 jornais, revistas, portais de internet, rádios e TV’s desfrutando desse auxílio luxuoso.
     As empresas Estatais Federais gastavam R$ 555,4 milhões por ano em 2003 com projetos de patrocínio. Em 2006, o valor já havia pulado para R$ 1.085 bilhão. Estar na mídia é tudo. Lula sabe disso.
     (Retirado do artigo de Fernando Rodrigues, Folha de São Paulo, 20.12.2010, p.A/2. Opinião)

ALEXANDRE PADILHA PARA A SAÚDE


Foto: web

     O atual Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, foi designado pela presidente Dilma Rousseff para ocupar o Ministério da Saúde.

JVC PEDE IFET PARA ESPERANTINA


Foto: web

     Está em tramitação no Senado, projeto de Lei nº 195, 2008, de autoria do Senador João Vicente Claudino (PTB), requerendo ao Governo Federal a instalação de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET) em Esperantina, a 180 km ao Norte de Teresina.

GRILAGEM DE TERRAS NA BAHIA


Foto: web

     Empresários do Sul, com projetos na Bahia, foram pegos fazendo grilagem em 392 mil hectares. Órgãos Federais e Estaduais estão encaminhando processos à Justiça para retomar as terras públicas adquiridas irregularmente.

ARMAS ILEGAIS NO PIAUÍ


Foto: web

     De cada mil armas, 982 estão ilegais no Piauí. Estudo da ONG Rio com a Senatoria Nacional de Segurança Pública (SENASP) informa que a situação das armas no Piauí é grave: de cada mil armar, apenas 0,18 são regulares no Estado. (JMN, Manchete de 1ª página, 21.12.2010)

SOBREVIVÊNCIA VEM DO LIXO NA ZONA SUL


Foto: web

     O objetivo da luta difícil e diária de quem trabalha no aterro sanitário de Teresina não é dos mais populares: recolher lixo. Apesar disso, o lixo é a fonte de renda e sobrevivência deles e material bastante disputado com os urubus que vivem ao redor. (JMN, Manchete de 1ª página, 21.12.2010)

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

PRÉ-SAL PROMOVE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL


Foto:web

     Inicio este novo artigo sobre o Pré-Sal, com as palavras do também pernambucano (como Lula), o Estadista do Império, diplomata e jurista Joaquim Nabuco: “ ... o maior perigo para o sistema representativo é a política pessoal (atender apenas os governadores do Rio de Janeiro e Espírito Santo); não há partidos sem antagonismo político e não há antagonismo político sem idéias novas (Pré-Sal); os partidos políticos devem legitimar-se pelas idéias.” (Pré-Sal é uma idéia nova).
    As persistentes e crescentes desigualdades sociais e econômicas regionais poderão colocar o nosso futuro como nação em xeque, Celso Furtado, em o Brasil Pós-“Milagre”; não obstante os avanços na distribuição de renda ocorridos, especialmente no governo Lula, resgatando 28 milhões de brasileiros da miséria absoluta, com o Bolsa-Família. Mas, enquanto o governo transfere aos mais pobres apenas R$ 13 bilhões mensalmente, através desse programa, criado pelo governo FHC. Em 2006, o Governo Federal pagou R$ 163 bilhões de juros para os detentores da Dívida Pública Federal. Aproximadamente 80% desse valor (120,4 bilhões) é apropriado por 20 mil famílias , que fazem parte da elite brasileira. Ainda em 2006, dezenas de milhões de pessoas pobres foram atendidas pelos programas de assistência social do Governo Federal com apenas R$ 21 bilhões” João Sicsú, economista do IPEA, Órgão do Governo, Folha de São Paulo, 10.10.2010,p.A/9)
     Como é possível diminuir a desigualdade se 20 mil famílias recebem do governo seis vezes mais do que o que vai para os 12 milhões de família beneficiadas pelo Bolsa-Família?
     Se é possível que o Estado, entre nós, tenho ido demasiado longe na assunção de responsabilidades diretas no investimento e na gestão da economia, pouca dúvida pode haver de que esse mesmo Estado tem ignorado que o desenvolvimento deve abranger o conjunto do país, e que é exatamente no que se refere à localização da atividade econômica que mais falham as forças do mercado – Celso Furtado, ainda no O Brasil Pós-“Milagre”
     As ex-superintendências de desenvolvimento – SUDENE, SUDAM e SUDERSUL -, que propiciavam a extinção dessa concentração de renda e dessas desigualdades sociais e econômicas foram praticamente extintas por FHC, restabelecidas com Lula, mas sem resgatá-las financeiramente. Esses órgãos tinham prestigio, pujança, visibilidade e recursos. Entre uma fantástica ascensão, com visão efetiva e concreta de desenvolvimento regional, e a recaída, sem volta, tiveram grande atuação nas áreas de abrangência, deixando um legado de resgate social e econômico dessas regiões e de milhões de pessoas da miséria.
     O país persiste no ranço histórico do patrimonialismo estatal e escravocrata. Por isso, a grande dificuldade em distribuir renda, para extinguir as desigualdades e promover o desenvolvimento social e econômico. As elites econômicas, financeiras, políticas e burocráticas, ainda arraigadas aos vícios da Colônia, do Império e da República Velha, que mantiveram a escravatura, não permitem que a distribuição dos royalties da Petrobras, sejam feitos de acordo com os coeficientes aplicados para o FPM e o FPE, cujo projeto foi aprovado pelo Congresso Nacional, que Lula quer vetar.
     Mas, o Estado Democrático de Direito, que o presidente Lula fortemente representa, daí sua reeleição, a eleição de Dilma e a popularidade de 83% que detém, histórica entre os nossos presidentes, não permitirá que vete o Pré-Sal, para atender apenas 2 governadores e a minoria da população nacional, em detrimento de milhões e milhões de brasileiros, representados por 5.564 prefeitos, 25 governadores, 75 senadores e 448 deputados federais. E mais o forte sentimento nacional a favor da aprovação do Pré-Sal, conforme aprovado pelo Congresso.

AUMENTO DE 62%


Foto: web

     Deputados e senadores se concederam aumento de 62% sobre os atuais subsídios. Passam a receber R$ 26,7 mil por mês. Ministros de Estados tiveram aumento de 149%. Presidente da República e vice de 134%, embora a inflação acumulada seja de 20%. Os ministros do STF passam a receber R$ 26,7 mil. Os valores que recebiam eram mesmo baixos. Servidores públicos devem ganhar bem porque não tem outra fonte de renda.

NEM PARECE


Foto: web

     O total das despesas com a segurança pública feita pela União e Estados mais do que dobrou entre 2003 a 2009. Passou de 22 bilhões de reais para 47 bilhões de reais no período, segundo dados que serão apresentados pelo Fórum de Segurança Pública de São Paulo.

RICARDO SETTI – PROJETO “MUITO RUIM”


Foto: web

     “O rascunho do projeto autoritário e protofazcista de uma Agencia Nacional de Comunicação proposto por Franklin Martins é tão ruim que nem organismos defensores do chamado “Controle Social” da mídia e simpatizantes do PT e do governo estão gostando”

BRASILEIRO ILUSTRE LECIONA EM COIMBRA


Foto:web

     Com 720 anos (ou 7 séculos), a Faculdade de Direito de Coimbra, em Portugal, formou a elite do Brasil Colônia, do Império e do início da República. Mas nunca contou com um brasileiro em seu quadro de professores. O primeiro a chegar lá será o brasiliense Igsen Noronha, de 42 anos. Em fevereiro, ele passará a dar aula de História de Direito na mais tradicional Instituição de Ensino Superior de Língua Portuguesa. (Panorama. Holofote. Veja, 15.12.2010

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

GUIDO MANTEGA DESAUTORIZADO POR LULA


Web

     Foi desautorizado por Lula dia depois de anunciar cortes nos recursos destinados ao PAC.

CARROS


Foto: web

A indústria automobilística bateu recorde de produção antes mesmo de o ano acabar. Até novembro, concluiu 3,3 milhões de veículos.

SINCERIDADE


Foto: web

     Só 4% dos brasileiros admitem que pagaram propina neste ano. É o menor índice de toda a América Latina. (Sobe/Desce/Veja, 15.12.2010)

1,3 BILHÃO DE SOBREPREÇO NA REFINARIA


Foto:web

     O Tribunal de Contas da União concluiu que há indícios de sobrepreço de 1,3 bilhão de reais nas obras da refinaria que está sendo erguida pela Petrobras em Pernambuco. Estão sob o olhar do TCU: Odebrecht, OAS, Queiroz Galvão e Camargo Correia que não paralisem a construção da obra por conta de indícios de superfaturamento. Indícios não são provas. São, simplesmente, indícios. Portanto, não condenam. E o princípio do processo de investigação do fato supostamente delituoso.

TROPA DE ELITE 2


Foto:web

     Tornou-se o filme mais visto da história do cinema brasileiro, com mais de 10,7 milhões de espectadores. (Sobe/Desce/Veja, 15.12.2010)

domingo, 19 de dezembro de 2010

GOLEIRO BRUNO CONDENADO


Foto:web

     Condenado pela Justiça fluminense a quatro anos e meio de prisão por seqüestro, lesão corporal, constrangimento o goleiro Bruno, ex-capitão do Flamengo. Em 2009, ele raptou sua ex-amante, Eliza Samudio, a obrigou a ingerir substancias abortivas. Seu comparsa Luiz Henrique Romão, o Macarrão, foi condenado a três anos de cadeia. Eles e outras seis pessoas respondem pelo assassinato de Eliza.

BEATIFICADA


Foto: web

     Foi beatificada pelo Papa Bento XVI a brasileira Irmã Dulce, que passa a ser chamada de “Bem-Aventurada Dulce dos Pobres”. Em outubro, o Vaticano confirmou um milagre atribuído à religiosa baiana: a recuperação de uma mulher desenganada depois do parto, em 2001. Caso seja comprovado um segundo milagre, Irmã Dulce será canonizada.” (Veja, Panorama. Datas, 15.12.2010)

CONDENADO


Foto:web

     Condenado pela Justiça italiana a dezoito anos de prisão o ex-dono da Parmalat, Calisto Tanzi o empresário foi o mentor da fraude que, em 2003, quase levou à falência a multinacional de alimentos.

VISTOS PARA PASSAPOSTES


Foto: web

     Exclusivamente em São Paulo são concedidos mais de 300.000 vistos por ano, o que só é menor que Chia, Índia e México. Eis aí a dimensão do Brasil. China e Índia são os países mais populosos do planeta.

785 MILHÕES DE DOLARES APENAS NA FLÓRIDA

     No ano passado, os brasileiros gastaram 785 milhões de dólares apenas na Flórida.

DO EMBAIXADOR DOS ESTADOS UNIDOS SOBRE O BRASIL


Foto: web

     “O Brasil reescreveu o protocolo sobre como conciliar as forças da democracia e do mercado para enfrentar a desigualdade e a pobreza. Nesse sentido, o êxito do Brasil é o êxito do mundo.”
     “No começo do governo do presidente Lula, o Brasil era um poder regional com ambições globais. Hoje, é um poder global com interesses regionais e responsabilidades internacionais.”
     (Entrevista para Páginas Amarelas de Veja de 15.12.2010 do Embaixador dos Estados Unidos no Brasil)

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

LUCRO DO BANCO DO BRASIL


Foto: web

     O Banco do Brasil registrou lucro liquido de R$ 5,1 bilhões no primeiro semestre de 2010, número equivalente ao crescimento e 26,5%, sobre o mesmo período do ano anterior e que consolida sua liderança no ranking de ativos do sistema financeiro nacional.
     O Banco do Brasil Consolidou-se como o maior banco brasileiro.

CAPITALIZAÇÃO DA PETROBRAS NA BOLSA


Foto: web

&nbp;&nbp;&nbp;&nbp;&nbp;O destaque no mês de setembro ficou por conta da capitalização de R$ 120 bilhões da Petrobras – o maior da história.
&nbp;&nbp;&nbp;&nbp;&nbp;Tudo por conta da exploração do petróleo do Pré-Sal.

DENGUE ATACA 2,3 MIL PESSOAS EM TERESINA


Foto: web

     A Fundação Municipal de Saúde (FMS), confirmou o registro de 2.384 casos de dengue em Teresina. De acordo com a FMS, 20% das ocorrências estão na Zona Norte da cidade, notificados de julho até o mês de dezembro.(Jornal DP, 1ª página, 12.12.2010).

GUERRA CAMBIAL EM DESTAQUE


Foto: web

     A guerra cambial foi destaque durante a reunião do G – 20, em Seul, na Correia do Sul, no início do mês de novembro. Preocupado com a continua apreciação do real, o governo brasileiro elevou, em outubro, de 2% para 6%, o imposto sobre operações financeiras (IOF) nos investimentos estrangeiros em renda fixa e também as brechas para aqueles que tentaram escapar da taxação via mercado de bolsa e derivados.(Publicação Estilo do Banco do Brasil)

RESERVAS INTERNACIONAIS DO BRASIL = (285 BILHÕES DE DOLARES EM OUTUBRO)


Foto: web

     Refletindo a força dos investimentos vindos de fora, as reservas internacionais atingiram US$ 285 bilhões em outubro, contra US$ 275 bilhões em setembro e US$ 261 bilhões em agosto. O investimento estrangeiro direto (isento do IOF) atingiu US$ 5,4 bilhões em setembro, a maior quantia desde dezembro de 2008 e US$ 4,5 bilhões em outubro.
(Publicação Estilo Banco do Brasil)

JUROS MAIS ALTOS EM 2011


Foto: web

     O Banco Central manteve a taxa Selic inalterada em 10,75% e projetou inflação próxima da meta de 4,5% em 2011. A previsão de inflação do mercado para 2011 está na casa de 5,5%, em razão da continua pressão da demanda agregada e dos preços mais altos das commodities. Por isso, parte do mercado prevê que o Banco Central comece a aumentar a Selic no primeiro semestre do ano que vem. (Publicação “Seu Estilo”do BB)
     N.B: Lamentavelmente o Brasil continuará sendo o centro financeiro planetário de especuladores. As taxas de juro permanecem as mais altas do mundo. E nem FHC, tampouco Lula, ambos supostamente governos da dita esquerda socialista, conseguirá trazê-la para parâmetros civilizados, como são praticados na Europa, nos Estados Unidos e na Ásia. China, Rússia e Índia, países emergentes como o Brasil, têm taxas mais baixas que o Brasil. Mas, o Banco Central do Brasil preserva na taxa de 10,75% e ainda reafirma que será elevada a partir do 1° semestre de 2011, já com a presidente Dilma. Isso é um escândalo financeiro.

PROGRAMA LUZ PARA TODOS


Foto: web

     O programa Luz Para Todos é a versão petista do Luz no Campo, criado no governo FHC. Desde 2003, ele já levou energia elétrica a 2,5 milhões de famílias que dependiam de lamparinas e geradores.
     N.B: Esse programa é espetacular! Tem preenchido os seus objetivos, embora as críticas que lhe fazem. Estive, recentemente, nos municípios de Marcos Parente e Antônio Almeida e pude constatar a expansão do atendimento do programa, com centenas de portes próximos a vários lugarejos e casas; e a abertura nas matas das picadas por onde passarão as linhas de transmissão da energia. E o prazo para conclusão das obras é de 60 dias. O povo está satisfeito. Visitei algumas casas. Porém, lamentam os beneficiados um fato: a instalação monofásica, que dificulta a instalação de equipamentos produtivos.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

LULA: O PRÉ-SAL DISTRIBUI RENDA

     Não acredito que o presidente Lula termine a sua administração em 31.12.2010 dando uma fenomenal banana para milhões de brasileiros ao vetar a distribuição dos royalties da Petrobras para Estados e municípios na mesma modalidade dos coeficientes de repasse do FPE e FPM, como foi aprovado pelo Congresso Nacional – Senado e Câmara. Ou transfira a responsabilidade de fazê-lo à presidente eleita Dilma Rousseff, para não se indispor, exclusivamente, apenas, com os governadores dos Estados do Rio de Janeiro (PMDB – RJ), Sérgio Cabral, e Paulo Hortung (PMDB – ES) do Espírito Santo. Enquanto, ao aprová-lo, conforme o texto original do Congresso, Lula e Dilma estariam satisfazendo, com a sanção presidencial, os demais 25 governadores, 5.564 prefeitos, os senadores e deputados desses 25 Estados e a maioria da população nacional, que esses 25 Estados representam.
     Vetando o projeto, como efetivamente estaria propenso fazê-lo, necessariamente está contra a distribuição de renda, que a medida trará para milhões de nacionais. Como estamos num país, onde a distribuição de renda é um palavrão para os ricos, embora uma minoria de 10% no país, que detém 75% da riqueza brasileira, o poder público é quem deve promovê-la. E a participação dos 5564 municípios nos royalties da Petrobras é um fator primordial dessa partilha, que Lula quer vetar, para atender apenas dois governadores, ainda que as riquezas do subsolo e da costa marítima sejam da União, conforme o texto constitucional; podendo o presidente distribuí-las da melhor forma, independentemente da ação de governadores. Ademais, tudo discutido exaustivamente pelos senadores e deputados, inclusive com audiências publicas no Congresso Nacional. Portanto, o presidente Lula está apenas convalidando o que foi aprovado nas Casas Legislativas, consequentemente pelo povo brasileiro, representado nas duas casas congressuais.
     Que interesses movem Lula para querer atender dois governadores e excluir da decisão a maioria de brasileiros? corporativismo da poderosa Petrobras? empresas transnacionais também estariam forçando o veto? que diabo poderosíssimo está por trás disso? que ganho de grupos está envolvido nesse veto? e a decisão do veto dos royalties, prioritariamente contra a distribuição de renda, que o presidente a promoveu aumentando os ganhos da população mais pobre com o Bolsa-Família, mas se omitirá em preservar seus projetos de desconcentração de renda ao vetar o projeto do pré-sal, conforme o texto aprovado pelos senadores e os deputados, que representam os interesses dos Estados e do povo brasileiro.
     Portanto, se o presidente Lula vetar a distribuição dos royalties da Petrobras, para os demais Estados e municípios do Brasil, ficará caracterizado o seu menosprezo pela maioria dos brasileiros; proteção aos interesses corporativos da Petrobras; defesa da persistente concentração de renda, sem sua respectiva distribuição; submissão ao patrimonialismo histórico, beneficiando notadamente os faustosos empresários e políticos do sul; desprezo às regiões Norte e Nordeste, que clamam por aumento da renda.E que asseguraram a vitória de Dilma à presidência da República. Ainda acredito que Lula não vetará o projeto do pré-sal.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

POPULAÇÃO DE TIMON

     População em 30.10.10........................147.220
     Casas Fechadas.........................................1.033
     Casas Vagas...............................................5.209
     População em 20.11.10.........................149.335
     Casas fechadas...........................................1.791
     Casas vagas............................................... 4.200
     Pelos parâmetros aplicados pelo IBGE no CENSO de 2010, a população de Timon está estimada em 156.248 pessoas.

EDUCAÇÃO NO FUNDO DO QUINTAL

     O artigo do professor José Maria Vasconcelos, com o título acima, está fantástico. Por isso, este blog, reedita-o por merecimento desse mestre de nosso idioma. José Maria ensina, sem eufemismo, que aprendemos com galos, galinhas, pintos e jandaias. Que beleza, professor!... Um abraço.
     Na minha casa, educação começa no quintal, onde o galo administra a ordem no terreiro, sem perder de vista bandos de barulhentas jandaias que atravessam os céus de Teresina, religiosamente no início da manhã, com retorno no final da tarde. Se rondeia uma ave de rapina, o galo emite surdo e ligeiro sinal de alerta. Galinhas silenciam, não se movem, enquanto os pintos, caladinhos, buscam um abrigo. Nos céus, jandaias, uníssonas e tagarelas, obedecem ao líder da fileira. Observando a Natureza, eu me fascino, só de contemplar a ordem na fauna, flora, estações, clima, tempo, Sol e Lua. Encantador espetáculo, em que a pluralidade se abraça à singularidade, orquestrada por maestro divino, de endoidar presunção científica, que assiste a tudo como obra do acaso. Talvez, lhe falte aprender lições de equilíbrio, disciplina e limites, instintivamente instalados até no DNA das pétalas de uma flor.
     Por desconhecer segredos da Natureza, muita gente a agride, desagregando-se e se matando uns aos outros. De um modesto fundo de quintal, extraem-se lições de vida em comunidade: a tonalidade da voz de um líder obedecida pelo grupo, que oferece segurança e harmonia ao território.
     Filhos evoluiriam no bem, se ouvissem seus pais e lhes obedecessem. Pais educariam melhor seus filhos, se lhes oferecessem testemunhos de vida e os assistissem com a mesma dedicação com que conduzem a empresa, inclusive cobrando-lhes, como agem com os clientes devedores, em vez de só presenteá-los.
     Há uma ordem natural em meu galinheiro: galo não namora galo, nem galinha se apaixona por galinha. Todos preservam a inocência dos pintos, olhando pro céu, se vem inimigo, se aparece anjo redentor.
     A comunidade humana, que tanto fala na educação dos limites, comporta-se com paradoxais condutas: em vez de defender o lar, cuida apenas da residência. Em vez do sexo sadio, as taras e mecanismos contra a vida. Do amor sublimado entre casais, a furupa das aventuras ilícitas e desagregação da família.      Do consumo natural dos alimentos, a ingestão de drogas malditas. Da partilha da riqueza, ao embrutecimento da disputa. Da fé no sobrenatural, a descrença nos valores sublimes das virtudes. Não, não aguento me espelhar nos padrões humanos, sem aurir algumas lições da Natureza, no fundo meu quintal. Galos, galinhas, pintos e jandaias são, também, meus professores.

SEXTA EDIÇÃO DO CURSO EM GESTÃO PÚBLICA HABILITA 91 NOVOS GESTORES


     A sexta turma do curso de Gestão Pública oferecido pela Prefeitura Municipal formou mais 91 novos gestores, destacados do próprio serviço público e também da sociedade civil organizada, em especial líderes comunitários, em face de suas atividades estarem estritamente ligadas à esfera pública.
     “O resultado são cidadãos efetivamente capacitados para lidar com certames da administração pública, e, portanto, mais conhecedores de seus direitos e deveres enquanto agentes de transformação da sociedade”, constata o Secretário de Administração, Magno Pires, idealizador e um dos professores do curso.
     A solenidade de encerramento da turma aconteceu dia 09 de dezembro no auditório do Centro de Treinamento Wall Ferraz, com a entrega dos certificados aos formandos. Na ocasião esteve presente a Prefeita Socorro Waquim, que enfaticamente apontou a importância do curso.
     O curso oferece, na grade curricular, 13 disciplinas: Origem das Constituições; Direitos Previdenciário, Administrativo e Trabalhista; Processo Licitatório; Controle Interno/Controladoria; Estatuto do Servidor; Reforma Previdenciária; Marketing Pessoal e Profissional, Gestão em Recursos Humanos, Planejamento Estratégico, Atribuições da Casa Civil e Gabinete da Prefeita. Ao todo o curso tem carga horária de 80hs/aula e duração de dois meses.

          Expansão para a zona rural
     O primeiro povoado a receber o curso de Gestão pública será Cabeceira da Bacaba, localidade a 40 km de Timon. A iniciativa partiu dos próprios moradores da zona rural que se queixavam do deslocamento à cidade para participar das aulas.
     Segundo Magno Pires, 50 pessoas da comunidade de Cabeceira já aguardam o início das aulas, cuja expectativa é que comecem em Janeiro de 2011. Após essa experiência inicial o objetivo é expandir o curso, também, para outras localidades da zona rural.

     Por Redação Semcom

THALES WAQUIM ELEITO PRESIDENTE


     O vereador Thales Waquim foi eleito pelos seus pares presidente da Câmara de Vereadores de Timon para o biênio 2011/2012, em substituição ao atual presidente, vereador Francisco Borges Pimentel (Biu), Thales Waquim é da base governista. Socorro Waquim demonstrou força e liderança. E reforça a sucessão de 2012. Thales, com certeza, será uma das opções de Waquim às eleições daquele ano.

AMPLIAÇÃO DO AEROPORTO DE TERESINA


Foto: web

     O governador Wilson Martins (PSB) anunciou que dentro de 10 dias, as obras de expansão do Aeroporto de Teresina serão iniciadas. A previsão de conclusão será de 90 dias.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

CURSO DE GESTÃO É O ÚNICO QUE FUNCIONA EM MUNICÍPIO

     O curso de Gestão Pública Municipal é o único que funciona regulamente em município do Brasil. Nenhuma outra unidade municipal brasileira dispõe de um curso dessa magnitude, com carga horária de 80 horas e grade curricular com as disciplinas adotadas no curso em Timon. A pesquisa foi realizada no Google e via e-mail para os maiores municípios do Brasil.

SOLENIDADE DE CONCLUSÃO DA 6ª TURMA EM GESTÃO PÚBLICA

SOLENIDADE DE CONCLUSÃO DA 6ª TURMA EM GESTÃO PÚBLICA

SOLENIDADE DE CONCLUSÃO DA 6ª TURMA EM GESTÃO PÚBLICA

SOLENIDADE DE CONCLUSÃO DA 6ª TURMA EM GESTÃO PÚBLICA

SOLENIDADE DE CONCLUSÃO DA 6ª TURMA EM GESTÃO PÚBLICA