Com a expansão do comércio número de contrações formais subiu No Maranhão a tarifa do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transportes Intermunicipais Interestaduais e de Comunicação) é de 12%. Uma das mais baixas do País. O baixo índice tem servido de atrativo para a emigração de grandes empresas do ramo varejista e atacadista para pequenos municípios da região, como Timon.
O avanço no comércio é um dos fatores que mais tem contribuído para a economia de Timon. O número de contratações formais aumenta a cada nova empresa aberta no município. Segundo a coordenadora do Cadastro Mercantil de Timon, Maurylene Holanda, “em doze meses 3.735 pessoas são contratadas formalmente em diversos setores da economia local. Desse total 1.225 devem-se ao comércio”, informou.
Conforme dados do cadastro mercantil, desde janeiro de 2005 a Agosto de 2010 foram abertas 3.836 empresas. Dentre elas destaca-se as 2.063 referentes ao comércio em geral, 230 do setor de transportes, 93 do ramo atacadista, 57 de vendas informais, como bancas de legumes, verduras e demais produtos de feira, os 23 estabelecimentos de ensino e, ainda os 7 bancos ou instituições financeiras.
No que se refere a geração de empregos formais, a indústria de transformação está em segundo lugar, fechando com 876 vagas. E em terceiro está o setor de construção civil que gera em torno de 715 empregos.
A expansão do setor comercial de Timon vê-se refletida na economia local, que atualmente tem uma arrecadação anual de mais de R$ 620.000.000,00(seiscentos e vinte milhões). Enquanto que em 2004 esse número era reduzido pela metade. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Planejamento, o Produto Interno Bruto(PIB) de Timon evolui cerca de 6,5% ao ano.
Fonte:Semcom
terça-feira, 16 de novembro de 2010
Comércio cresce em Timon e reforça economia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário